ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda a diferença entre as modalidades do Ensino a Distância

Entre as modalidades ofertadas pela Universidade Tiradentes estão a on-line, semipresencial e ensino híbrido.

às 11h54
Compartilhe:

Quer estudar em alguma modalidade de Ensino a Distância (EaD) e não sabe a diferença? A Unit EaD, por exemplo, oferece três modalidades: on-line, semipresencial e híbrida. Entenda a diferença entre elas.

Os cursos on-line são ministrados totalmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, a modalidade conta com momentos ao vivo e tutores disponíveis para o auxílio nas atividades. Nesta opção, o estudante se desloca ao polo apenas para a realização das avaliações presenciais obrigatórias.     

“A diferença entre as três opções de EaD é a flexibilidade, é a forma como o aluno se identifica com o estudo, se ele prefere a interação virtual ou contato presencial com o professor. No on-line, o aluno só vai ao polo para as avaliações”, declara gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki.

No formato semipresencial, os estudos também são realizados AVA e, os acadêmicos também possuem um encontro semanal presencial com o professor tutor. “O aluno tem a flexibilidade das aulas virtuais, mas vai no polo para atividades colaborativas e presenciais semanalmente”, enfatiza.

“O tutor é o anjo da guarda do aluno. Ele domina a tecnologia e apoia o estudante para que ele tenha sucesso acadêmico. É um profissional que assegura a comunicação do aluno e o estimula para que ele estude cada vez mais”, acrescenta. Um dos grandes diferenciais dos cursos de EaD da Unit são os professores tutores. Atuando de forma virtual ou presencial, os tutores são essenciais para o aprendizado do aluno.

Já o modelo híbrido combina a teoria do EaD com a prática do ensino presencial. Com isso, intercala o estudo do conteúdo no AVA com a prática nos laboratórios da universidade.

“O aluno é, de fato, o protagonista do seu processo de aprendizagem, aderindo à flexibilidade da modalidade para encaixar na vida do aluno. Ele vai ao polo para construir e desenvolver seu lado profissional, praticando em laboratórios de ponta, o que aprendeu no ensino a distância, com interação direta com o professor. Faz parte do sucesso vir à universidade para aproveitar os ambientes de aprendizagem presenciais”, finaliza Karen Sasaki. 

Veja também: Unit EaD abre três novos polos parceiros no Nordeste.

Compartilhe: