ESTUDE NA UNIT
MENU

Coordenadora destaca serviços ofertados pelo NAF da Unit


às 13h44
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF – da Universidade Tiradentes chega em 2022 com grandes novidades. Mesmo diante de um período bastante desafiador por causa da pandemia da covid-19, o NAF já planeja ações específicas relacionadas a orientações quanto ao CPF e ao Microempreendedor Individual.

“O ano de 2021 foi bastante proveitoso porque ampliamos diversas parcerias com o governo do Estado por meio do CEAC. Com isso, conseguimos expandir e abrimos outros pontos do NAF da Unit, com atendimentos presenciais e seguindo todos os protocolos para evitar a disseminação do coronavírus”, comenta a coordenadora do NAF a professora do curso de Ciências Contábeis, Flávia Karla Gonçalves.

“Com a ampliação, conseguimos também colocar estudantes realizando estágio remunerado e, a cada semestre, temos um edital para voluntários em prol do nosso NAF para atender e prestar mais serviços à comunidade”, acrescenta.

O NAF conta com serviços gratuitos e de grande relevância para a sociedade, entre eles, declaração do imposto de renda, malha fiscal, CPF, alteração de CPF, parcelamento de débitos com a Receita Federal ou que já estejam na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, emissão de DARF, das cotas do imposto de renda e verifica a situação fiscal do contribuinte. Além da sede do NAF, em Aracaju, o núcleo conta com atendimentos no CEAC do Aracaju Parque Shopping localizado no bairro Industrial, no CEAC da Rodoviária Nova, no CEAC do Shopping Riomar e CEAC em Lagarto.

“Em breve, meados do mês de março, iniciaremos a nossa ação do imposto de renda que já é conhecidíssima pela nossa sociedade. Com mais ponto de atendimento, vamos conseguir atender uma quantidade maior de pessoas fazendo declaração de forma gratuita para contribuintes que recebem até 3 salários mínimos”, frisa.  

“Em relação aos serviços voltados ao CPF, o NAF realiza inscrição, alteração, regularização, além das orientações para o contribuinte que caiu na malha fina. O núcleo também realiza consulta fiscal do contribuinte perante a Receita Federal e faz as declarações anteriores”, acrescenta. Na semana passada, os estagiários do NAF participaram de uma capacitação com Bárbara Pinheiro, assistente administrativa da Receita Federal, para orientações quanto aos atendimentos relacionados ao CPF.

 

 Reconhecimento do NAF

Recentemente, o NAF também foi indicado para o Prêmio Conciliar é Legal pela participação no Conta em Dia, projeto desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A iniciativa faz uma homenagem a diversos agentes públicos ou privados que atuam com mediação e conciliação, contribuindo para a resolução de conflitos em consenso. 

“É um prêmio importante porque reforça essa ideia de parceria e a gente contribui para a nossa sociedade enfatizando um dos pilares das instituições de ensino superior que é a extensão. A gente fica muito feliz com esse reconhecimento e visibilidade do nosso curso de Ciências Contábeis”, enfatiza a coordenadora.

Além disso, no ano passado, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit alcançou a segunda colocação entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil, ficando atrás apenas da oitava região, que é Barueri, em São Paulo.

Compartilhe: