ESTUDE NA UNIT
MENU

Fazer as tarefas da escola com as crianças ajuda a fixar o aprendizado?

Para especialistas em educação, as tarefas escolares são essenciais na aprendizagem do conteúdo e fortalecem os laços entre pais e filhos

às 18h50
A feitura das tarefas escolares em casa são uma oportunidade para a autoaprendizagem, reflexão e crescimento pessoal das crianças (Unsplash)
A feitura das tarefas escolares em casa são uma oportunidade para a autoaprendizagem, reflexão e crescimento pessoal das crianças (Unsplash)
Compartilhe:

Parte importante do processo de aprendizagem, as tarefas escolares são essenciais para fixar o conteúdo ensinado pelos professores em sala de aula. As atividades além da escola, segundo educadores, psicopedagogos e psicanalistas, são uma oportunidade para a autoaprendizagem, reflexão e crescimento pessoal das crianças.

“As tarefas escolares têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos, mas para que isso ocorra de forma plena, as atividades precisam ser dinâmicas, criativas e desafiadoras. É desta forma que elas estimulam o estudante a se interessar pelos estudos”, destaca a psicanalista Gabriela Costa Moura, professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Além desses fatores, as tarefas escolares, quando feitas sob a supervisão dos pais, geram ainda mais benefícios, que vão além do aprendizado das disciplinas em si. Um dos principais é a promoção da integração e dos laços de afeto entre pais e filhos.

“Por vários motivos, entre os quais, a rotina marcada por uma longa jornada de trabalho, faz com que muitos pais tenham seu momento com os filhos, exatamente, neste período de realizar as tarefas escolares. Além do apoio nas tarefas e o auxílio na hora de tirar dúvidas, estar juntos ali naquele instante de atividade escolar fortalece os vínculos familiares, o que é muito importante”, analisa Gabriela. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: