ESTUDE NA UNIT
MENU

O que faz o farmacêutico hospitalar?

Uma das áreas que o farmacêutico pode atuar é na farmácia hospitalar, garantindo a disponibilidade e dispensação de medicamentos.

às 18h45
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Durante muito tempo, a atuação do farmacêutico esteve limitada às drogarias e laboratórios. Mas, poucos sabem que o farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas. Uma delas é a farmácia hospitalar.

A principal atribuição do farmacêutico hospitalar é a seleção dos medicamentos que estarão disponíveis, seguindo critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. A partir disso, ele fará o controle do estoque, a fim de garantir a disponibilidade e integridade dos fármacos, além de assegurar a distribuição e dispensação com rapidez e segurança.

Em clínicas ou hospitais, o farmacêutico também lida diretamente com os pacientes, monitorando o tratamento com as medicações. Ele também supervisiona técnicos e enfermeiros para que as aplicações sejam feitas respeitando o prazo e a dosagem.

Nesta atribuição, o farmacêutico hospitalar também será consultado pelos médicos quanto à prescrição de remédios, a interação com outras substâncias que o paciente esteja tomando e possíveis reações.

A graduação em Farmácia amplia o leque de possibilidades no mercado de trabalho. As áreas de atuação permitem ao graduado ter maior chance de crescimento na profissão, adquirindo conhecimento em diversos ramos e, com isso, podendo exercer as atividades de forma integrada.

Quer saber mais sobre essa graduação? Faça download do e-book do curso de Farmácia da Unit.

Compartilhe: