ESTUDE NA UNIT
MENU

É Comunicação: evento reúne egressos e estudantes em troca de experiências profissionais

A ideia é reintegrar todos os períodos no retorno das aulas presenciais e dar as boas vindas aos calouros dos cursos de Comunicação Social.

às 13h57
O estudante Antônio Cardoso.
Os egressos João Victor, Cândida Oliveira, Jéssica Cruz e Brunno Iago.
Compartilhe:

Nos primeiros ou nos últimos períodos, fazer uma graduação pode trazer momentos de incertezas e questionamentos sobre o futuro profissional. Por isso, pensando em minimizar as inseguranças dos estudantes dos cursos de Comunicação Social, jornalismo e publicidade e propaganda, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou nesta terça-feira, 22, o É Comunicação, com a participação de egressos de destaque no mercado de trabalho em suas áreas.

De acordo com a coordenadora operacional dos cursos de Comunicação Social, jornalismo e publicidade e propaganda, a professora Me. Ivânia Souto, depois de um período de distanciamento até mesmo os veteranos se tornam calouros e essa é uma forma de aproximá-los da academia. “Me vejo como uma pessoa que pode viabilizar soluções e facilitar a vida acadêmica deles, garantir um processo de aprendizagem seguro e sempre que possível ter um bom relacionamento com o mercado para que eles já saiam daqui com um caminho, uma direção”, disse.

“Para que eles possam experimentar isso é bom que a gente traga pessoas que já passaram pela casa, que hoje estão colocadas no mercado e que venham falar com eles, com uma linguagem muito mais parecida com a deles, que já passaram por uma série de desafios e possam perceber o que é possível pra eles, possam maximizar seus sonhos a partir de um exemplo”, acrescenta a coordenadora.

O egresso do curso de publicidade e propaganda, João Victor Djou, atuou na Agência Prática Experimental de Comunicação e pôde vivenciar a realidade da carreira publicitária ainda durante a graduação. “Lá eu pude fazer a função de redação, depois migrei para a área de atendimento. Eu fui tateando a profissão de publicitário dentro da academia, tendo vários professores ao meu redor para trocar ideias, pessoas de períodos mais avançados com quem pude trocar experiências. Então, posso dizer que a Agência Prática me formou para o mercado”, conta.

Graduada em jornalismo pela Unit e em História com mestrado na área, Cândida Oliveira, trabalhou em jornal impresso, assessoria de comunicação e TV. “O jornalista não vive só de glamour. É bom que os estudantes conheçam o mão na massa. E ouvir também ensina, não só o professor que está em sala de aula, mas quem também quem está no mercado de trabalho com um pouco mais de experiência”, disse enfatizando a importância do contato dos universitários com pessoas atuantes no mercado.

A jornalista Jéssica Cruz,  formada pela Unit, atua no Sistema Atalaia de Comunicação, na reportagem da TV Atalaia e apresentação na Nova Brasil FM. Para ela, voltar à universidade é gratificante. “Passei quatro anos aqui na universidade, estar de volta trazendo uma outra realidade, outra perspectiva, agora do mercado de trabalho é muito especial. Às vezes o estudante convive com muitas angústias e incertezas. E quando a gente compartilha as nossas experiências, fica mais fácil lidar”, destaca.

No mercado publicitário há mais de 10 anos, o egresso Brunno Iago, acredita que o aprendizado adquirido na universidade é essencial. “A experiência que eu tive aqui na Unit me preparou para ser um profissional não completo, porque eu acredito que o profissional está sempre evoluindo, mas com a ajuda dos professores que já estavam no mercado, nas mais diferentes áreas, acredito que a gente chega pronto no mercado de trabalho quando sai da universidade”, afirma.

Há três meses de se formar em jornalismo, o estudante Antônio Cardoso, já tem planos para os próximos passos da carreira. “O maior medo da gente é sair da faculdade sem emprego. Então, ver o pessoal que saiu daqui e já conquistou o mercado de trabalho, voltar e dizer ‘tem mercado para vocês’ é essencial para quem está saindo e quem está chegando. Estou muito feliz com tudo o que eu aprendi e a universidade me ofereceu. Estou saindo preparado para o mercado de trabalho, isso com certeza, tanto que já apareceram oportunidades. Devo isso à Universidade Tiradentes”, assegura.

 

Leia também: Egresso da Unit conquista terceira colocação em residência médica

Compartilhe: