ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira algumas dicas de como escolher o curso de graduação EAD

Pesquisar sobre a área, fazer testes vocacionais e entender o mercado que o aluno deseja ingressar são itens fundamentais durante a escolha

às 21h37
Gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado
Gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado
Compartilhe:

Decidir qual curso de graduação seguir é uma etapa crucial na vida de todos que buscam qualificação, seja para quem pretende fazer a primeira faculdade ou para quem decidiu voltar a estudar. Ao optar por um  curso na modalidade de Ensino a Distância (EAD), é importante seguir algumas dicas para ajudar o interessado a encontrar seu curso. Alguns pontos que vão contribuir com essa tomada de decisão: 

  • Faça uma análise de si mesmo

Antes de qualquer coisa, a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, orienta que o aluno faça algumas perguntas a si mesmo como: “o que eu quero?”, “qual o meu sonho?” e “qual diferença eu quero fazer no mundo?”.

Ao responder essas questões, a pessoa  consegue identificar sua área e quais cursos são possíveis opções para sua vida. Assim, é bem mais fácil perceber, qual das grandes áreas do conhecimento como, humanas, exatas ou biológicas, se encaixa melhor no perfil. 

  • Pesquise sobre os cursos e o mercado de trabalho que deseja ingressar

Com a análise bem definida, é possível eliminar muitas das possibilidades e direcionar melhor as opções e começar a pesquisar mais a fundo sobre os cursos e mercado de trabalho. 

“É super importante analisar a matriz curricular do curso, verificar se ele gosta daquelas matérias, se tem identificação com os conteúdos. Tentar entender as dificuldades e as possibilidades de futuro que aqueles conteúdos irão trazer para ele também é importante. Dessa forma, ele pode criar um conjunto de habilidades e competências adequadas para aquela profissão”, diz Janaína.

  • Utilize ferramentas como Workalove

É preciso entender que não existe uma maneira específica de escolher o curso ideal, mas existem ferramentas que conseguem identificar o que mais se aproxima das habilidades e expectativas da pessoa, como é o caso da ferramenta Workalove disponibilizada pelo Unit Carreiras.

O Workalove é uma ferramenta destinada para quem ainda não sabe em qual área atuar. “Para esses alunos que estão com muita dúvida, fazer um teste de aptidão é excelente porque vai estar direcionando para cursos que o aluno já tem familiaridade. Facilitando ainda mais a pesquisa e a tomada de decisão. A ferramenta é muito útil e fácil de acessar, você recebe o link, preenche e recebe o resultado na hora”, explica.

Para acessar essa ferramenta é bem fácil, ela está disponível para aqueles que já estudam ou desejam estudar na Unit EAD. Basta acessar o site  ler as recomendações e clicar no final da página para fazer o teste.

  • A graduação na Unit EAD

Alguns outros itens também precisam ser levados em consideração na escolha do curso, como: reconhecimento da universidade no Ministério da Educação (MEC), bem como suas formas de entrada, qualidade de ensino, corpo docente, e, o tempo disponível para os estudos e, claro,  valor das mensalidades. 

Na Unit EAD, é possível encontrar cursos com valores acessíveis e com uma duração de tempo satisfatória, além de uma gama de cursos que antes só eram possíveis de serem acessados na modalidade presencial.

Ainda está em dúvida? Acesse o portal www.unit.br/ead e encontre o seu curso.

Leia também: Conheça algumas ferramentas digitais utilizadas pela Unit EAD

Compartilhe: