ESTUDE NA UNIT
MENU

Google Workspace for Education é um potente aliado do EAD

A implementação das ferramentas do Google ao EAD faz com que os alunos e professores criem, colaborem e desenvolvam habilidades digitais para o futuro

às 12h51
Professor Cassius Gomes de Oliveira e alunos
Professor Cassius Gomes de Oliveira e alunos
Professor Cassius Gomes de Oliveira e alunos
Professor Cassius Gomes de Oliveira e alunos
Compartilhe:

O Google Workspace for Education é uma plataforma criada pelo Google com o objetivo de ajudar as instituições de ensino com a inserção de tecnologias para a otimização do aprendizado dentro e fora de sala de aula. 

As ferramentas do Google Workspace for Education permitem uma rápida, simples e eficaz comunicação entre o professor tutor e os alunos da disciplina. Além disso, todas as ferramentas da plataforma podem ser acessadas via smartphone, o que facilita muito para os alunos do Ensino a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes – Unit.

Para o professor adjunto da Unit, Cassius Gomes de Oliveira, uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece o EAD com a Google Workspace for Education, mostra ao aluno as quatro grandes facilidades: seus conteúdos em qualquer lugar; colaboração em alta velocidade; comunicação em tempo real; compartilhamento de trabalhos e atividades.

“As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade, inclusive no âmbito educacional. Assim, muitos são os recursos digitais que surgem a cada instante, havendo a necessidade de fortalecer cada vez mais a formação docente frente a essa diversidade tecnológica com o objetivo de estimular o uso cada vez mais assertivo desses recursos”, diz Cassius.

Google Workspace for Education

O professor Cassius Gomes de Oliveira conta que no auge da pandemia, a ferramenta mais utilizada nas aulas remotas foi sem dúvida o Google Meet. Mas, as ferramentas do Google Workspace for Education, não “atuam” sozinhas elas contam com outras, que são:

  • O Google Classroom:  como repositório de conteúdo, espaço de interação, espaço de aplicação de atividades avaliativas, foi e ainda continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas. “Vale lembrar que no Grupo Tiradentes todas as turmas possuem seu próprio classroom”, pontua Cassius.
  • O Google Forms: para realização de pesquisas e atividades avaliativas também é uma das ferramentas mais utilizadas.
  • O Google Docs: editor de textos do Google, também é sem dúvida uma das ferramentas mais utilizadas, visto sua facilidade de utilização e por trabalhar de forma online.
  • Google apresentações: de maneira semelhante ao Google Docs, também é uma das ferramentas mais utilizadas para construção de apresentações interativas.
  • O Google Planilhas: é uma das ferramentas mais utilizadas. “Esta é a planilha eletrônica que por sua fácil utilização, principalmente na geração de gráficos, entrou para o conjunto das ferramentas mais utilizadas”, ressalta.

Pela forma como aderiu ao sistema, a Universidade Tiradentes (Unit) foi a primeira instituição de Ensino Superior do mundo a ser chancelada como Universidade de Referência do Google for Education, em 2018. Soma-se a isso o uso de outras ferramentas educacionais igualmente avançadas, como a Sagah, que desenvolve conteúdo, metodologia e serviços para instituições de Ensino Superior, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma de ensino desenvolvida sob o sistema Desire2Learn (D2L), adotado por universidades dos Estados Unidos e da União Europeia.

Contribuição ao aprendizado 

Ainda de acordo com o professor Cassius, existem discentes que são cinestésicos, auditivos e visuais, o que exige do docente uma habilidade diversificada para despertar o interesse pela aprendizagem dos seus estudantes. 

“No universo do EAD estas dificuldades podem aumentar ainda mais. Assim, estas ferramentas sendo utilizadas de forma integrada, permitem sem dúvida a obtenção de melhores resultados no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes”, afirma.

Ele ressalta que essas ferramentas permitem que mesmo no EAD o aluno não se sinta só. “A simplicidade no retorno de feedbacks referentes as atividades propostas pelo professor no Google Classroom, ‘removem’ as paredes da sala de aula permitindo assim que o aluno estude em qualquer hora e lugar”, completa.

Leia também: Conheça algumas ferramentas digitais utilizadas pela Unit EAD

Compartilhe: