A gamificação é uma metodologia ativa utilizada para o desenvolvimento de habilidades, a partir do uso de tecnologias, mobilizando o engajamento, iniciativa, comprometimento, autonomia e trabalho em equipe dos seus alunos. Na Universidade Tiradentes (Unit), o uso dessa metodologia já é uma realidade nos cursos de graduação.
Um dos docentes da Unit que já utilizaram a gamificação como estratégia de ensino foi o professor dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Mário Eugênio Lima. “A metodologia foi aplicada nas disciplinas Marketing II e Assessoria de Comunicação, trazendo um conteúdo voltado para a resolução de problemas do dia a dia. Cases e problemas de mercado para que eles pensassem estrategicamente e apresentassem as melhores soluções”, disse.
“Nesse tipo de estratégia, utilizamos o TBL [Team-Based Learning], ou seja, aprendizado baseado em equipe. Em cima disso, montamos um game com uma série de perguntas. No primeiro momento, os alunos responderam individualmente trazendo as soluções. Depois, se juntaram em equipe para discutir e responder às perguntas de novo. Depois disso, vimos quem teve a maior pontuação individual e por equipe. É aí onde, efetivamente, a competição é muito bacana, pois trabalha também as competências socioemocionais”, explicou.
Segundo o professor, a gamificação não é só a utilização de um jogo, é um conteúdo que está sendo passado de uma maneira mais motivante, instigante e participativa.
“Para os alunos, observamos que eles se tornam muito mais ativos, existe uma participação muito mais nítida dos alunos, uma empolgação. Quando eles são desafiados, eles querem se sobressair em relação aos colegas. Existe um engajamento muito interessante. E eu acho que hoje em dia o perfil do aluno pede isso, que o professor traga coisas diferenciadas para a sala de aula”, acredita Mário Eugênio.
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