ESTUDE NA UNIT
MENU

Clínica Odontológica: espaço de capacitação e responsabilidade social

A Clínica Odontológica da Unit oferece serviços de extrações, limpeza, restaurações e outros tratamentos por preço social.

às 18h40
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes (Unit) é considerada centro de excelência na área e presta atendimento gratuito ou ao custo de uma tarifa social de R$ 30 a partir de três ou mais consultas. Caso o paciente não possa custear, será encaminhado à assistência social e poderá ser liberado da taxa, se for comprovada a vulnerabilidade.

Com a retomada de 100% da presencialidade na clínica, somente no mês de março já foram contabilizados cerca de 1.800 atendimentos. No local, são oferecidos serviços de clínica geral como extrações, raspagem de tártaro, limpeza, restaurações, canal, prótese e biópsia de lesão de boca. Além disso, a clínica disponibiliza radiografia panorâmica e tomografia da face, com o encaminhamento e laudo médico. 

“O acesso ao serviço odontológico ainda é difícil como um todo e no SUS não tem com tanta facilidade. Então, a Clínica Odontológica da Unit funciona como uma rede complementar ao SUS. Há uma procura grande ao atendimento por ser um local de referência, com professores reconhecidos. Isso também dá acesso a um serviço de qualidade ao cidadão”, afirma a coordenadora operacional do curso de odontologia da Unit, Guadalupe Sales Ferreira.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 3218-2306 ou presencialmente diretamente na clínica, localizada na rua Siriri, 263, no centro de Aracaju. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Atuação dos alunos

A clínica escola da Unit oferece atendimento em um ambiente de capacitação dos alunos do curso de Odontologia que são supervisionados por professores. “Eles começam a atuar no laboratório da clínica no segundo período, cursando as disciplinas práticas do curso, e começam a atender nos quinto e sexto períodos. Primeiramente, com atendimentos clínicos e depois passam para os estágios infantil e adulto, acompanhando o paciente do início ao fim do tratamento”, diz.

“A Unit tem uma das melhores clínicas-escolas do Nordeste. Ter um serviço com tecnologia, professores com currículos brilhantes e a possibilidade dos alunos exercerem a prática da profissão com quantidade além do mínimo exigido pelas diretrizes curriculares faz com que eles escolham a Unit para cursarem Odontologia”, afirma Guadalupe.

Os graduandos em Odontologia têm ainda a possibilidade de acompanharem cirurgias complexas e/ou gengivais feitas por um profissional e professor da área. A demanda surge dos docentes de cada disciplina, que fazem triagens nos casos de cada paciente e avaliam a necessidade de realizar cirurgias. Os alunos assistem de uma sala de TV e vídeo tudo o que é feito dentro do centro cirúrgico.

Extensão

Além do atendimento na clínica, os estudantes participam de diversas atividades de extensão em comunidades e instituições beneficentes, visando a promoção, prevenção e tratamentos e a propagação de informações por meio de ações socioeducativas.

 

Leia também: Estudantes de Odontologia conquistam desafio nacional de Ligas Acadêmicas

Compartilhe: