ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit cede fotografias de Lineu Lins para exposição Aracaju Frente & Verso

A exposição acontece no Shopping Jardins e conta com oito fotografias de Lineu Lins e outras oito do fotógrafo Aluízio Accioly.

às 11h17
Acervo Lineu Lins
Acervo Lineu Lins
O diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unit, Marcos Wandir.
Acervo Lineu Lins
Compartilhe:

Que tal conhecer Aracaju Frente & Verso? Esse é o nome da exposição que reúne 16 imagens da cidade, entre elas oito capturadas pelo fotógrafo Lineu Lins, na década de 1960. A curadoria tem o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) , que abriga um acervo com mais de 25 mil fotografias. Além dessas, a exposição traz oito feitas por Aluízio Accioly em 2022.

A exibição acontece em frente ao Cinemark do Shopping Jardins com acesso gratuito, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Para o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unit, Marcos Wandir, a exposição reforça a identidade cultural sergipana. “Ela mostra à sociedade sergipana um comparativo das décadas anteriores com as atuais e as transformações que se sucederam através do tempo, enriquecendo o conteúdo cultural e arquitetônico da cidade de Aracaju”, disse.

A Unit cedeu 27 fotografias de Lineu Lins com imagens da antiga Aracaju. Todas elas fazem parte do arquivo Lineu Lins, que contém mais de 25 mil fotos, além de diversos microfilmes, e tem curadoria da universidade, por meio da Biblioteca Jacinto Uchôa.

O acervo do fotógrafo foi adquirido pela Unit em 2011 com o intuito de preservar a obra do fotógrafo, sob a administração do próprio Lineu. A coleção é aberta a todos que desejam conhecer a história de Aracaju por meio de fotografias.

“Disponibilizamos aos alunos, professores, pesquisadores e interessados o acesso à produção fotográfica do talentoso Lineu Lins, que se destacou pelo olhar sempre atento às pessoas, seu cotidiano, seu espaço e seus afazeres, contribuindo assim para a consolidação e ampliação dos conhecimentos histórico, cultural, geográfico e político de Sergipe”, afirma Wandir.

Lineu Lins

O fotógrafo Lineu Lins faleceu em Aracaju aos 84 anos em decorrência do Alzheimer. Ele era considerado por muitos um dos melhores profissionais da área da fotografia em Sergipe. Quando começou a fotografar, Lineu era ainda um adolescente e foi um dos primeiros a registrar cenas do cotidiano da sociedade sergipana, tornando-se também um dos pioneiros da fotografia digital.

 

Leia também: Bibliotecas da Unit reabrem acesso para alunos

Compartilhe: