ESTUDE NA UNIT
MENU

General Elito lançará livro em Aracaju neste dia 13

Autoridades convidadas pelo autor sergipano terão a oportunidade de conhecer a obra que trata de fatos históricos vivenciados pelo general

às 19h43
Capa do livro de General Elito
Capa do livro de General Elito
Reitor da Unit foi recebido pelo comandante da PMSE, coronel Marcony Cabral
Comando da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) foi convidado pelo reitor da Unit
General Elito possui 50 condecorações nacionais
Compartilhe:

O general José Elito Carvalho Siqueira lançará seu livro “De Sergipe a General-de-Exército e Ministro de Estado: fatos, lições e valores” no próximo dia 13, às 18h, no prédio da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), campus Aracaju Farolândia. Na obra, o autor sergipano além de enaltecer o estado, narra trechos de sua vida que têm a ver com fatos históricos da sociedade brasileira. 

“A ideia do livro não é uma biografia. Claro, peguei a cronologia de vida para não ficar desorganizada, da infância ao Ministério. Mas fui selecionando todos os fatos, lições e valores que obtive nesse percurso. Um livro para qualquer pessoa, idade, seja civil ou militar, pois é uma obra bastante ilustrada. Com quase 600 páginas, esta vai ser uma leitura agradável, de fatos que aconteceram no Brasil e no Exterior, e que eu estive presente, pontua o general Elito. 

Mesmo assim, destacar os principais fatos não foi uma tarefa fácil. “Da metade para o fim do livro, aparecem os fatos que presenciei devido às funções que ocupei”, explica. “Passei pela presidência da República duas vezes, fui Comandante de Paz no Haiti, por exemplo. Então destaquei várias fases por serem interessantes para o leitor. Foi um processo seletivo de fatos para que fosse uma leitura curiosa, interessante, de aprendizagem e reflexão”, detalha o autor.

General Elito reforça que a ‘coluna vertebral’ deste livro é a tríade: fatos, lições e valores que estampam a capa e confidencia que este é o resultado de um estímulo de familiares e amigos há mais de dez anos, dentre eles, os principais responsáveis, Jouberto e Amélia Uchôa. “Ao longo de muitos anos, Uchôa e Amélia me estimulam a escrever alguma coisa porque passei por situações especiais, inusitadas e históricas. Sempre me estimularam a compartilhar estas experiências. Com a pandemia, tive um tempo mais passivo e comecei a fazer esse livro baseado nesse triângulo da capa do livro – fatos, lições e valores”, relembra.

No verso do livro, consta um depoimento do reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça e da vice-reitora, Amélia Maria Cerqueira Uchôa, sendo um trecho: “Com o olhar e a alma flagrando três pilares que considera fundamentais – fatos, lições e valores -, José Elito Carvalho Siqueira caminha sobre a linha do tempo, desenhando uma singular trajetória de vida que, decerto, servirá de incentivo aos jovens que se apropriarem deste corpus textual. Um documento inspirador, também, para quem se dedica à pesquisa de feições biográficas”.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, ao lado do vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, foram recebidos pelo comandante da PMSE, coronel Marcony Cabral Santos, e todos os principais oficiais do Comando da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Na ocasião, o reitor convidou o Comando para a solenidade.

Em 2013, a Universidade Tiradentes concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao general José Elito Siqueira. A solenidade de outorga reuniu autoridades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Poder Judiciário de Sergipe, além de amigos e familiares do homenageado.

O livro

Dos 500 exemplares, grande parte deles será distribuída pelo autor para pessoas e instituições que conviveram com os fatos destacados nas quase 600 páginas da obra. 

O livro que enaltece Sergipe vai para locais como Amazônia, embaixadas brasileiras de oito países, além do Haiti. A Marinha Brasileira também receberá exemplares, bem como escolas e colégios militares. “A ideia inicial é compartilhar [as histórias narradas] de forma espontânea e não comercializada”, finaliza Elito.

A publicação “De Sergipe a General-de-Exército e Ministro de Estado: fatos, lições e valores” tem o apoio da Editora Tiradentes – EdUnit.

General Elito

José Elito Carvalho Siqueira nasceu em Aracaju, em 26 de novembro de 1946. Incorporou às Fileiras do Exército em 15 de abril de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes, sediada em Campinas, São Paulo. Foi declarado aspirante a oficial cinco anos depois e classificado no Regimento Escola de Infantaria, no Rio de Janeiro-RJ. A promoção ao posto de general veio em 31 de julho de 2007.

Possui diversos cursos militares realizados no Brasil e no exterior. Entre eles: Formação de Oficiais de Infantaria, Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria, Comando e Estado-Maior do Exército, Básico de Paraquedista, Ações de Comandos, Mestre de Salto, Forças Especiais, Salto Livre, Comando e Estado-Maior (Inglaterra), Paraquedista Britânico e Senior Mission Leadership Course (Suécia).

Exerceu cargos e funções como de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, comandante do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, comandante da Polícia Militar do Estado de Alagoas, adido Militar do Exército e da Aeronáutica na África do Sul e Oficial de Gabinete do Ministério do Exército e da Casa Militar da Presidência da República, em Brasília. Como oficial-general, comandou tropas no Amazonas; São Paulo; Distrito Federal; Bahia; e a Força de Paz no Haiti, em 2006.

Foi também Comandante de Aviação do Exército, Comandante Militar da Minustah e Comandante Militar do Sul, que exerceu entre 15 de agosto de 2007 e 28 de novembro de 2008. Posteriormente foi designado Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (Selom), do Ministério da Defesa.

Em maio de 2009, passou a Chefe do Estado-Maior de Defesa sendo posteriormente escolhido ministro de estado chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República pela presidente-eleita Dilma Rousseff em 21 de dezembro de 2010.

Possui 50 condecorações nacionais, dentre as quais se destacam a Ordem do Rio Branco e as Ordens do Mérito da Defesa, Marinha, Exército, Aeronáutica, Judiciário Militar e do Ministério Público Militar. Foi agraciado, ainda, com nove (09) condecorações estrangeiras da Argentina, França, Líbano, Espanha, Uruguai, Portugal, Guatemala, Chile e Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 31 de março de 2011 passou para a Reserva, após 47 anos de serviço ao Exército Brasileiro, por ter completado o tempo limite como Oficial General. Em outubro de 2015, após quase cinco (05) anos, deixou o cargo de Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Compartilhe: