ESTUDE NA UNIT
MENU

Peso ideal: existe ou não existe?

Cada corpo tem suas características próprias e deve ser avaliado por um profissional apto a determinar o peso ideal.

às 11h30
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Muitas vezes, a busca pelo peso ideal leva à adesão de dietas restritivas exageradas e distorce o que significa saúde, felicidade e autoestima. No entanto, o número que aparece na balança nem sempre reflete o estado saudável do corpo.

O corpo humano é formado por músculo, água e gordura, basicamente. Há também os órgãos, ossos e outros líquidos que influenciam no peso do indivíduo. Além disso, informações genéticas e características raciais influenciam. 

O fato da família humana ser formada pela miscigenação de vários povos, os traços naturais podem variar entre uma pessoa e outra. Com essas condições, não é possível determinar um padrão de peso ideal. O que existe é o equilíbrio nos elementos da composição corporal.

A fórmula mais conhecida para determinar esse equilíbrio é a avaliação Índice de Massa Corporal (IMC). Mas alguns profissionais não aconselham esse métodos e prefere avaliar pontos específicos do corpo, chamados de dobras cutâneas, e a bioimpedância

Cada um dos métodos tem aplicações específicas, vantagens e desvantagens. Por isso, é importante procurar um profissional e conversar com ele sobre qual é o melhor para o seu caso.

*com informações de Donna Fitness

 

Leia também: Sedentarismo: pandemia aumenta casos de sobrepeso

Conheça o curso de Nutrição de Unit

Compartilhe: