ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit marca presença na abertura do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe

O evento acontece em alusão ao dia do assistente social, comemorado no último dia 15

às 21h54
Compartilhe:

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, o Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS)18ª Região, com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), deu início à sua programação na última sexta-feira, 13. 

Com o tema “Assistentes Sociais na luta por políticas públicas de qualidade e condições éticas e técnicas de trabalho”, a mesa de abertura contou com a participação da presidente do CRESS, Dora Rosa Horlacher; da presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Elizabeth Borges; Thiago Avelino, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses; além de autoridades do estado, como a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; do deputado estadual Iran Barbosa; das vereadoras de Aracaju, Linda Brasil e Professora Ângela Melo.

O coordenador operacional do curso de Serviço Social da Unit, Rony Rei do Nascimento, também foi convidado para compor o dispositivo. Com a temática “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”, foi discutida a importância da valorização da categoria profissional e reforçou o compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas.

Durante a solenidade, Rony salientou o compromisso ético da Unit em formar e capacitar profissionais competentes para atuarem nas mais diversas esferas da sociedade como Assistentes Sociais.

“Com entusiasmo, o curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit) atende ao chamado do Conjunto CFESS-CRESS para celebrar o 15 de maio, dia do/a Assistente Social. Nessa ocasião celebramos, mas recordamos nossas lutas. Vivemos em um país que possui mais de 200 mil profissionais, sendo a grande maioria (90%) composta por mulheres em sua diversidade. Diante desse cenário, o curso de Serviço Social na Unit, há mais de três décadas formou e segue formando um contingente expressivo de Assistentes Sociais no Estado de Sergipe”, pontuou. 

Dia do Assistente Social

A Unit também preparou um calendário de programação para comemorar o dia do Assistente Social, a 21ª Semana do Assistente Social e o 14º Encontro de Egresso da Unit. Na ocasião, temas como Educação, gênero e movimentos sociais foram abordados. O curso também recebeu convidados na condição de palestrantes. 

O polo da Unit de Arapiraca (AL) também preparou um evento de extensão para discutir temas importantes em alusão ao dia do assistente social. Com o tema “Para seguir inflamando a “práxis da resistência”: uma chama de esperança, combustível para a luta!”, o evento dispõe de duas mesas de discussões nos dias 16 e 18 do respectivo mês. 

O intuito é proporcionar aos estudantes um debate crítico entre a Universidade e a comunidade externa, além de estreitar a relação entre ambos os espaços. Segundo a professora tutora do polo EAD em Arapiraca, Érika Costa, as mesas tratam de temáticas voltadas ao trabalho do/a assistente social em tempos de pandemia da covid-19 e os desafios postos à classe trabalhadora no enfrentamento cotidiano. 

“O projeto de extensão intitulado “Para seguir inflamando a “práxis da resistência”: uma chama de esperança, combustível para a luta!” Foi pensado no bojo da conjuntura atual, para a semana do/a assistente social, a comemoração precisar vir regada a discussões que envolvem as lutas cotidianas destes profissionais e da classe trabalhadora que tem sido vitimada desde o início da pandemia. Até o presente momento, perdemos mais de 600 mil vidas para a Covid-19, 70% dessas vítimas compõem a classe trabalhadora. Centenas delas também foram discentes de Serviço Social e colegas profissionais, estas que não foram vitimadas apenas pelo vírus, mas sobretudo pelo descaso dos governos vigentes”, afirma. 

O evento visa, portanto, promover um espaço de discussão dentro da Unit de Arapiraca, privilegiando não somente os alunos, mas também a comunidade externa, trazendo para a semana em comemoração ao dia do assistente social. 

A mesa redonda do dia 18/5, quarta-feira, tem início às 19h e conta com a presença de Assistentes Sociais que trarão, em formato de palestras, discussões supramencionadas. Após as falas das palestrantes, será aberto o debate com todos os participantes. Érika reitera o público alvo do evento. “Todos os discentes da Unit e comunidade externa. Por comunidade externa, entenda: alunos de outras instituições, profissionais da área do serviço social e de áreas afins, bem como sociedade civil”, finaliza.

Leia também: Curso EAD de Serviço Social de Maceió(AL) realiza evento em associação

Compartilhe: