ESTUDE NA UNIT
MENU

4ª Gincana Farmacêutica: comunidade acadêmica realiza ação de doação de sangue

O resultado da ação foi um sucesso com mais de 80 doações de sangue realizadas por alunos e colaboradores para o IHHS.

às 22h01
Ação teve mais de 80 doações
Ação teve mais de 80 doações
Compartilhe:

“Doar sangue é ver sua vida correr em outras veias”. Com esse mote, o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) realizou nesta terça, 17, no campus Farolândia, uma ação com o objetivo de estimular a doação de sangue entre alunos e colaboradores. Parte da 4ª Gincana Farmacêutica, a ação teve como parceiro o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS) e ultrapassou a marca de 80 doações.

A coordenadora do curso de Farmácia, Cinthia Meireles, parabenizou o engajamento dos alunos. “Desde quando idealizamos a Gincana, a responsabilidade social sempre foi a ideia principal. Em 2022 conseguimos inovar com a realização das doações de sangue aqui dentro da nossa Universidade. A ideia surgiu dos alunos que se mobilizaram junto ao IHHS para que fosse montado uma estrutura dentro do campus com a finalidade de facilitar a doação. Não posso deixar de parabenizar os alunos pelo engajamento na divulgação e captação de pessoas”, diz.

Para a responsável técnica do IHHS, a enfermeira Ruth Torres, participar de atividades como essa é uma possibilidade a mais de aumentar o número de doadores fidelizados. “Com o fim da pandemia, o número de doadores fidelizados, aqueles que fazem doação regularmente, caiu muito. Por isso, não podemos deixar passar uma oportunidade como essa de vir em uma universidade. Aqui é possível proporcionar comodidade aos doadores e suprir as demandas daqueles que precisam de sangue”, afirma.  

A colaboradora da gerência de proteção de dados do Grupo Tiradentes, Luciana Simões, aproveitou a gincana para colocar a doação em dia. “Eu já sou doadora no IHHS, mas com a vida corrida às vezes fica difícil realizar a doação. Por isso que quando fiquei sabendo da campanha, me animei porque a gente já está aqui na universidade e não precisa se deslocar. Aqui foi rápido, fácil e ainda vim com os colegas de trabalho”, ressalta.

A estudante do 6º período de Farmácia, Izabela Marino, ressaltou a praticidade de fazer a doação dentro da Unit. “As doações sendo realizadas aqui dentro da universidade conseguem alcançar um público maior pela estrutura que encontramos aqui e pela quantidade de pessoas que frequentam o campus. Enquanto estudante de farmácia, estou adorando como essa atividade mexeu com a gente. Espero que nas próximas edições as coletas continuem sendo realizadas aqui”, finaliza.

Leia também:
Perigos da automedicação é assunto discutido com alunos de Farmácia

Compartilhe: