ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit comemora o dia do Pedagogo por meio de palestra online

Evento contou com a presença de alunos e profissionais da área que debateram sobre a importância da profissão

às 15h01
Live realizada pela Unit no dia do pedagogo
Live realizada pela Unit no dia do pedagogo
Compartilhe:

Ao longo dos anos, a sociedade vem sofrendo mudanças que refletem em diversos campos, inclusive na educação. Ao passo que o mundo avança, novas formas de ensino aprendizagem são experienciadas não somente em escolas ou no ambiente familiar, mas também em setores como ONGS, lazer, igreja, clubes, etc, proporcionando um novo cenário à educação e aos profissionais envolvidos nela, dentre eles o pedagogo. 

A pedagogia é responsável por desenvolver técnicas de ensino e estratégias com o objetivo de facilitar a educação e tornar a assimilação de conteúdos mais fácil por meio de atividades lúdicas que combinam a integração e a teoria desenvolvida em sala de aula.

O curso a distância de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit) possibilita aos alunos a oportunidade de conhecer não só a rotina administrativa do profissional, mas também a rotina dentro da sala de aula. A graduação, oferecida na modalidade de licenciatura, habilita o estudante a ampliar os conhecimentos acerca dos conceitos e práticas da profissão, capacitando para atuar na alfabetização de crianças e na educação de jovens e adolescentes. 

Além disso, o futuro pedagogo também desenvolve, durante sua jornada acadêmica, competências técnicas e teóricas que o ajudarão na rotina administrativa de escolas, já que o aluno entende, desde cedo, as dinâmicas das comunidades educacionais nas quais está inserido.

Dia do Pedagogo na Unit

No dia 20 de maio é comemorado o dia do Pedagogo. Pensando nisso, a Unit preparou uma live para os futuros profissionais da educação, que debateram temas importantes e que estão em relevância para a profissão. 

Na ocasião, a palestrante e pedagoga Bárbara Vazquez falou sobre Justiça Restaurativa e Socioeducação. “A medida da natureza socioeducativa é de natureza pedagógica. Na medida socioeducativa, a prioridade é a educação, é a pedagogia, é a forma como a gente trabalha com esses jovens, estimulando, acompanhando, orientando e trazendo novos olhares e algumas oportunidades”, pontua.  

A segunda palestrante foi a pedagoga Lívia Silva e Viana, que abordou sobre o tema Coordenação Pedagógica e Vulnerabilidade Social, além das várias possibilidades de atuação de um pedagogo. “O nosso campo de atuação é muito variado. Mas o que liga todos esses processos, toda essa pluralidade de ação é justamente o poder de transformar vidas. É algo que é muito forte na nossa profissão”, afirma. 

A pedagoga também destacou que a função do coordenador é essencialmente estratégica para mediação entre as diversas instâncias educacionais. “O coordenador pedagógico é extremamente articulador dos processos, seja onde ele estiver, em espaços formais ou não formais de educação”, acrescenta. 

O evento também contou com a participação da coordenadora do curso de pedagogia da Unit, Catharine Prata, além dos estudantes de Pedagogia dos diversos polos da instituição, como por exemplo Aracaju, Estância e Maceió. 

Leia também: Ampliação de polos EAD no Brasil garante maior acesso à educação

Compartilhe: