ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit, ITP e Semed assinam termo de cooperação para relações bilaterais

Por meio do termo de cooperação, as instituições visam desenvolver projetos, pesquisa e ações de extensão ligados à área de Educação.

às 11h41
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) assina juntamente com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) um termo de cooperação com a Secretaria de Educação Municipal da Educação de Aracaju (Semed) para os próximos quatro anos que possibilita relações bilaterais. Com isso, as instituições poderão desenvolver atividades ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), Pesquisa e Extensão. A assinatura aconteceu na sede da Semed, na última sexta-feira, 3.

“Compreendemos na Unit que a transformação é a base da transformação e, por meio dela, podemos ajudar a ampliar horizontes pessoais e profissionais. A Universidade e o ITP conscientes da missão social buscam parcerias para o desenvolvimento de projetos de impacto social. Nesse contexto é que estamos honradamente assinando esse termo de cooperação, já com um plano de trabalho vai ocorrer a partir de uma experiência internacional desenvolvida entre a Unit e a Universidade de Aveiro (Portugal), objetivando contribuir assim para realizar o diagnóstico de competências digitais a partir da percepção de professores da rede municipal de ensino de Aracaju, diz o professor Dr. Diego Menezes, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). 

“Esse trabalho será de grande relevância para adoção de ações mais focadas no processo de ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos, realidade intensificada durante a pandemia, mas que já era alvo de pesquisa da Universidade, inclusive sendo reconhecida com uma referência mundial pela Google for Education“, enfatiza

O professor do Mestrado e Doutorado em Educação da Unit (PPED/Unit), Dr. Ronaldo Linhares explica em que consistirá a participação da universidade. “Estamos com um projeto maior com a Universidade de Aveiro, que trabalha com um questionário de levantamento de percepção de professores sobre as competências digitais. Esse questionário já está sendo trabalhado na Europa toda. No Brasil, ele está sendo trabalhado nas universidades. Uma das poucas experiências com o ensino fundamental será a nossa. A ideia é que contribuamos fazendo um levantamento dessa percepção para que os dados possam orientar a Secretaria na formação dos professores na área de tecnologia”, esclarece.

Para o secretário de Educação de Aracaju, professor Dr. Ricardo Nascimento Abreu, fazer uma parceria com a Unit é uma satisfação. “A minha formação inicial e profissional foi na Unit, onde comecei a trabalhar no mundo civil e desenvolver habilidades para estar nesse universo de lidar com professor, ser gestor de instituições que trabalham com educação. Então, eu devo muito à Universidade Tiradentes. Vou reencontrar a minha casa. Saibam que vocês têm na Secretaria de Educação um parceiro”, afirma.

 

Leia também: Pedagogia e o letramento digital na educação básica

Compartilhe: