ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiências extensionistas engajam mais de 800 estudantes em 2022.1

As intervenções aconteceram em parceria com 14 instituições em Aracaju, Itabaiana, Estância e Propriá.

às 20h08
Compartilhe:

As intervenções de extensão do primeiro semestre de 2022 chegaram ao fim. Na tarde desta segunda-feira, 13, as 94 equipes de alunos da Universidade Tiradentes (Unit) apresentaram os seminários com os resultados dos projetos desenvolvidos em instituições parceiras. Através das disciplinas Experiências Extensionistas I e II, mais de 800 estudantes de diversos cursos desenvolveram práticas voltadas às mais diversas necessidades locais.

Neste semestre, as equipes se dividiram em 14 locais de intervenções, entre eles: Asilo Santo Antônio, Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima, Colégio Tiradentes e Unidade Básica de Saúde Dr Roberto Paixão. Os projetos selecionados estão integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a transformação social. 

“Considerando os relatos de experiências dos nossos discentes, foram muitas as interpretações sobre a importância de participar deste componente curricular com depoimentos de satisfação e alegria em auxiliar e interagir com a sociedade sergipana, de forma a caracterizar-se como ações de responsabilidade social aliadas a formação cidadã e profissional. A cada nova Experiência Extensionista o discente poderá associar seus conhecimentos adquiridos no curso na busca de soluções viáveis para um problema social”, a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Extensão da Unit (NIEX) da Unit, professora Dra. Adriana Karla de Lima.

A equipe ‘De Bem Com a Vida’ abordou de forma lúdica o tema sobre educação sexual e o autoconhecimento do corpo com crianças do Colégio Tiradentes, no Bairro Industrial. “Nós utilizamos um sinal de trânsito: o vermelho é pare, o amarelo é atenção e o verde é ‘está legal’. Colamos adesivos a partes que não podia tocar e perguntamos para elas o que significava. Usamos um prêmio para incentivá-los a responder, pois muitas crianças são tímidas, então todos se empolgaram e começaram a tirar dúvidas. Não é um assunto fácil de ser abordado com crianças, então, precisa de delicadeza”, explica a aluna Tamires Santos.

Já a equipe ‘Agulhas e Dentes’ falou sobre a importância da reciclagem por meio de uma oficina de confecção de brinquedos. “A nossa intervenção foi basicamente levar o brinquedo reciclável para eles montarem com os materiais adequados. Percebemos que eles já tinham uma ideia da importância da reciclagem para o meio ambiente, então, juntamos os meninos e as meninas em duas rodas de oito a dez crianças e depois deixamos os brinquedos montados com eles na escola para que aprendam um pouco mais sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e do que pode ser feito de uma forma dinâmica e divertida”, conta a estudante Milena Victoria.

Curricularização da extensão

As disciplinas Experiências Extensionistas I e II fazem parte da curricularização da extensão nas instituições de ensino do Grupo Tiradentes, do qual a Unit faz parte. Desde o início do segundo semestre de 2021, a Unit atua na integração de projetos e atividades de extensão universitária ao componente curricular das graduações, contando com parcerias que permitem o desenvolvimento dos projetos com a participação de estudantes e professores. 

Em cada curso, as atividades extensionistas equivalem a 10% da carga horária, alocadas em períodos diferentes, para que, ao passo em que o aluno mature seu conhecimento prático e teórico sobre a profissão, possa também aprimorar as ações realizadas externamente, junto à sociedade.

 

Leia também: Coordenadora de Pesquisa da Unit fala sobre as perspectivas da IC para 2022

 

Compartilhe: