ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação Científica contribui para formação do tripé universitário

Práticas de extensão, ensino e o desenvolvimento de pesquisas científicas é o que torna uma instituição de ensino superior em universidade.

às 14h56
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Quem ainda não ingressou na graduação talvez não saiba que o que torna uma instituição de ensino superior em universidade é o desenvolvimento de pesquisas científicas. Junto ao desenvolvimento de atividades de extensão e do ensino, essas práticas formam o tripé universitário. É durante o curso que o estudante tem oportunidades de conhecer laboratórios, professores que além de lecionarem também atuam em laboratórios, contribuindo com diversas linhas de pesquisas que culminaram na resolução de problemas reais da sociedade.

Por meio da Iniciação Científica, o universitário pode se inserir em projetos desenvolvidos pelos docentes ou até contribuindo com ideias inéditas e inovadoras. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) estão mais propensos a fazer uma pós-graduação e têm três vezes mais chances de concluir um mestrado, e 1,5 vez mais de fazer um doutorado.

A Unit participa de diversos programas para a disseminação da pesquisa durante a graduação. De forma geral, os programas de IC distribuem bolsas concedidas por agências de fomento, a exemplo do CNPq e Fapitec, bem como com recursos próprios. Além dos programas institucionais (Pibic e Pibiti) mantidos pelos governos, a Unit também possui seu próprio programa de bolsas de Iniciação Científica (Probic) e em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (Probiti).

Além disso, a Unit conta com o Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit (PROVIC/Unit), em que se enquadram projetos financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou contratados diretamente por empresas. Com o objetivo de induzir, fortalecer e ampliar as atividades de pesquisa científica e tecnológica da Universidade Tiradentes, o Provic vem incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. 

 

Leia também: Iniciação Científica: o início do sonho para ser pesquisador

Compartilhe: