ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições para mestrado e doutorado são prorrogadas até o dia 11 de julho

São mais de 100 vagas nos cursos de mestrado e doutorado dos cinco programas da Unit, além de possibilidade de bolsas.

às 16h44
Compartilhe:

O prazo para as inscrições para o segundo semestre de 2022 dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Tiradentes foi prorrogado. Agora, os interessados em fazer uma pós-graduação stricto sensu têm até segunda-feira, dia 11, para se inscrever. São mais de 100 vagas nos programas de Saúde e Ambiente (PSA), Engenharia de Processos (PEP), Biotecnologia Industrial (PBI), Direitos Humanos (PPGD) e Educação (PPED), com possibilidade de bolsas de estudos de acordo com oferta e regras dos órgãos de fomento. 

Fazer um mestrado e/ou doutorado é uma das principais opções para ampliar o conhecimento e ascender na carreira. Um mestrado leva a 20% a mais no salário e um doutorado, garante 40%. “Quando um aluno opta pela pós-graduação, ele envereda-se pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, e que nos conduzirá desde a vida acadêmica, consultoria e atuação em empresas, incluindo a docência no ensino superior”, explica o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, Dr. Álvaro Silva Lima.

A Unit possui cinco programas de mestrado e doutorado. Todos os cursos são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 5, sendo apenas o mais recente dos programas com conceito 4. Conheça cada um deles:

Educação

O programa de pós-graduação em Educação é um dos que possui nota 5. Essa nota demonstra qualidade comprovada. Ao se tornar mestre ou doutor, todo profissional conquista reconhecimento e prestígio. Com isso, pode ocupar melhores cargos e receber remuneração mais alta. Além disso, pode dedicar-se à pesquisa, lecionar no ensino superior, palestrar em congressos, universidades e eventos, participar de publicação de livros, entre outros.

O estudante pode optar por duas linhas de pesquisa: educação e comunicação, e formação docente. Os pós-graduandos devem escolher uma dessas linhas e, então, desenvolver a sua pesquisa. No caso do mestrado, a pesquisa resulta em uma dissertação e, no caso do doutorado, em uma tese, assim como nos demais programas.

Biotecnologia Industrial

De acordo com dados da Capes, existem no Brasil 67 programas de pós-graduação em Biotecnologia no Brasil. Destes programas, somente 11 possuem conceito 5, entre eles o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes, o único com conceito 5 no segmento industrial. Muitos projetos de pesquisa são desenvolvidos em parcerias com instituições nacionais e internacionais.

O PBI possui duas linhas de pesquisa: prospecção e conversão de produtos vegetais e animais da região nordeste, e microbiologia aplicada para o desenvolvimento da região nordeste. Algumas das principais pesquisas tratam do desenvolvimento de fármacos e de sistemas de liberação controlada; de membranas bioabsorvíveis utilizadas com curativos; técnicas de extração e caracterização de produtos naturais; e estudo, formulação e caracterização de bioinseticidas.

Engenharia de Processos

O programa em Engenharia de Processos tem forte apelo social, onde os desenvolvimentos dos laboratórios são levados para a sociedade. Tem o impacto dos profissionais nas empresas, universidades, escolas e secretarias. Mais qualificação e a consequente melhoria na qualidade de vida; e soluções tecnológicas para indústrias de alimentos, de óleo e gás, de bioenergias, entre outras, mostra o impacto nas melhorias de processos e produtos da sociedade. 

São duas linhas de pesquisa: uso e transformação de recursos agrícolas, e uso e transformação de recursos minerais e energéticos. No total, mais de 20 pesquisas estão sendo desenvolvidas nos oito laboratórios do programa. São estudos voltados para a remoção de contaminantes emergentes, tratamentos biológico e eletroquímico; aproveitamento sustentável de produtos e resíduos agroindustriais, produção de biodiesel, produção de biocombustíveis e biolubrificantes, soluções a problemas da indústria de petróleo, entre outros.

Direitos Humanos

A Unit é a única universidade de Sergipe com doutorado em Direito. O programa está estruturado a partir de uma área de concentração: Direitos Humanos,  em duas linhas de pesquisa: 1) Direitos Humanos na Sociedade e 2) Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável; e atualmente, conta com seis projetos de pesquisa voltados para segurança pública, gênero, acesso à justiça, Fraternidade, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros.

O programa começou atendendo uma demanda da nossa região e cumpre um importante papel nos âmbitos acadêmico, social e jurídico. Por meio de projetos de pesquisa financiados pela Fapitec, Capes e CNPq, têm formado pesquisadores. Com isso, há uma contribuição significativa no campo da avaliação de políticas públicas, o que reforça a vocação para uma inserção local e regional comprometida com a promoção dos direitos humanos.

Saúde e Ambiente

A responsabilidade social e o desenvolvimento regional também têm sido premissas dos trabalhos desenvolvidos no programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente. Trata-se de um programa de pós-graduação interdisciplinar, o que atrai alunos com graduação diversificada, incluindo enfermeiros, médicos, biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, advogados, pedagogos, engenheiros de pesca, engenheiros ambientais, historiadores, fonoaudiólogos e farmacêuticos, entre outros. 

Há projetos de pesquisa e extensão associados a políticas públicas em parceria com secretarias estaduais e municipais das áreas de saúde e de ambiente, por exemplo, o mapeamento de doenças negligenciadas em municípios de Sergipe e campanhas de atenção e promoção da saúde da mulher; campanhas ambientais, projetos de popularização da ciência e colaborações nacionais e internacionais para melhor compreender temas como o tráfico humano e o fluxo migratório humano.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre cada programa e requisitos para se inscrever.

 

Leia também: Mestrado ou doutorado: qual a diferença entre os cursos?

Compartilhe: