ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba quais são as 5 vantagens em realizar um curso a distância

Professora tutora menciona que flexibilidade e autonomia dos estudos são algumas das principais vantagens que os alunos do EAD possuem

às 13h59
Professora tutora, Marciele Santana
Professora tutora, Marciele Santana
Compartilhe:

Tem o sonho de realizar uma graduação, mas está em dúvida entre um curso presencial ou a distância? Estudar por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD) tem suas vantagens. A professora tutora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Marciele Santana, conta alguns dos benefícios oferecidos pelo modelo de ensino, confira: 

Flexibilidade de horários

“Os cursos a distância são cursos flexíveis, que não exigem a presencialidade na universidade diariamente, onde é possível estudar no conforto da casa, ou até mesmo em uma pausa e outra do trabalho. O aluno que vai criar o seu cronograma de estudos”, diz a professora.

Autonomia 

A tutora cita o aprendizado a qualquer hora do dia, de acordo com o cronograma de estudo, que pode ser definido com base no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), lá é possível ter acesso a todas as disciplinas, fóruns de discussão e as atividades disponíveis a qualquer momento que o aluno precisar.

O aluno desenvolve habilidades

“Os alunos que estudam EAD têm como diferencial conciliar outras atividades do dia a dia com os estudos da universidade, pois é o próprio aluno quem cria o seu cronograma de estudo. Pode morar em outro estado e estudar sem sair de casa. Além disso, adquire uma postura ativa, comprometimento, aprende a se planejar e desenvolve habilidades com a tecnologia”, afirma a tutora.

Custo benefício

Os valores das mensalidades também costumam ser mais em conta. “Os cursos a distância são, em média, até 50% mais baratos do que os cursos presenciais”, afirma Marciele Santana. Além de pagar menos nos estudos, o aluno também tende a economizar os gastos que teria caso precisasse se deslocar até a instituição de ensino, como com alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada on-line. 

O diploma é igual o presencial

A modalidade em que o aluno concluiu o curso não costuma constar no diploma. Portanto, cursos presenciais ou a distância possuem o mesmo valor no mercado, desde que a instituição tenha autorização e seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que é o caso da Universidade Tiradentes. Os alunos que se formam em cursos de EAD podem usar o diploma para assumir vagas que exigem qualificação, participar de concursos públicos de nível superior ou entrar em uma pós-graduação.

Leia também: Mercado de trabalho valoriza profissionais com formação EAD

Compartilhe: