ESTUDE NA UNIT
MENU

Gastronomia EAD: unindo o melhor dos dois ensinos

A grade curricular proporciona ao estudante ter contato próximo com os principais processos de preparo de alimentos, tanto em nível industrial quanto em cozinhas

às 13h27
Compartilhe:

O objetivo do curso de Gastronomia é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, através de conteúdos bem mais abrangentes do que a manipulação de alimentos e preparação de pratos. Um tecnólogo em Gastronomia pode trabalhar de forma direta ou indireta na produção de pratos, na elaboração de cardápios e na gestão do negócio.

Assim como em outras profissões, as habilidades fundamentais para o profissional de Gastronomia variam muito de acordo com a sua área de atuação e com os objetivos que ele possui para sua carreira como um todo. Mesmo assim, existem algumas que o aluno já pode começar a desenvolver agora iniciando a graduação na Universidade Tiradentes na modalidade de Educação a Distância (EAD).

O curso tecnólogo em Gastronomia da Unit possui qualidade do corpo docente formado principalmente por mestres e doutores, a infraestrutura oferecida aos alunos, como o Centro Gastronômico mais moderno do Norte-Nordeste, com cozinha-escola e espaço gourmet, onde os alunos podem estar entre duas a três vezes por semana para terem as aulas práticas.

A grade curricular proporciona ao estudante ter contato próximo com os principais processos de preparo de alimentos, tanto em nível industrial quanto em cozinhas. Dentro da graduação em Gastronomia, o profissional é focado em:

  • Preparar pratos mais saborosos, embasados nas técnicas culinárias;
  • Minimizar o desperdício de alimentos;
  • Preservar a história envolvida na alimentação em diversas culturas;
  • Gestão de negócios na área gastronômica.

São inúmeras as áreas em que o gastrólogo pode atuar, uma delas é como personal chef. “Esse profissional vai atender principalmente alguns eventos que vão ocorrer em domicílio, ou mesmo em empresas ou em outros locais específicos ele tem como principal finalidade preparar refeições customizadas que vão ocorrer de acordo com sua especialidade e com o gosto do cliente”, explica a tutora do curso, Romy Barros.

A tutora ainda explica como funciona o trabalho desse profissional. “O personal chef vai ser responsável por todas as etapas do trabalho e dessa experiência. Então ele vai acabar participando desde a elaboração do menu até mesmo a finalização do prato, como por exemplo, o pré preparo, a ficha técnica do menu, o manuseio do alimento até a entrega final do prato, sendo realizado individualmente ou em equipe”, infere.

Leia também: A tecnologia como aliada na troca de informações durante o EAD

Compartilhe: