ESTUDE NA UNIT
MENU

Graduação na modalidade a distância tem colação de grau? Confira

A formatura está mais ligada a um momento festivo, já a colação de grau é um evento oficial da universidade para entregar o certificado aos alunos

às 21h26
Compartilhe:

A formatura é um momento importante na vida dos estudantes, já que é neste momento que é possível celebrar os anos de dedicação ao lado de colegas de turma, amigos e familiares. Nos cursos presenciais é comum que o evento de formatura aconteça, entretanto, muita gente que quer cursar a graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) fica em dúvida se é possível ter formatura ou não.

É importante diferenciar alguns termos. A formatura está mais ligada a um momento festivo, à uma festa de celebração da conclusão de curso, já a colação de grau é um evento oficial da universidade para entregar o certificado aos alunos, momento em que usam a tradicional beca, fazem o juramento e outras homenagens. 

A colação de grau é o ato jurídico formal e obrigatório para expedição do diploma realizado por meio do Edital de Colação de Grau, publicado no site da instituição, pode haver sessão solene simples ou agendado previamente marcado. Cada instituição de ensino superior adota o modelo que for melhor, mas o fato é que a colação de grau em cursos EAD existe sim!

Com funciona a colação de grau na Unit EAD

A assistente administrativo do Departamento de Assuntos Acadêmico e Financeiros (DAAF), da Universidade Tiradentes (Unit) Rosivânia Sales, informa que o procedimento para dar entrada na colação de grau na graduação a distância é o mesmo do presencial e que basta o aluno estar atento a alguns pontos. “Quando o aluno estiver com o status de formado deverá comparecer no polo/DAAF para realizar a colação de grau EAD, onde serão assinados alguns documentos que poderão ser acompanhados pelo Magister Protocolo”, explica.

Após finalização do processo de Colação de Grau EAD, o Diploma entrará em fase de Expedição/Registro e será enviado por e-mail em até 60 dias. 

Caso o aluno possua alguma dúvida basta enviar um e-mail para: registro_diploma@unit.br, ou acessar este site e seguir todas as orientações.

Leia também: Polo de apoio presencial: entenda a importância para o aluno do EAD

Compartilhe: