ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do segundo idioma para impulsionar a carreira

O domínio de um segundo idioma deixou de ser um diferencial e virou um pré-requisito para quem quer um emprego com melhor remuneração.

às 13h25
Coordenador do Unit Idiomas, Artur Campos, dá dicas sobre segundo idioma
Coordenador do Unit Idiomas, Artur Campos, dá dicas sobre segundo idioma
Compartilhe:

Um diferencial para quem busca se posicionar no mercado é ter domínio das novas tecnologias, estar sempre atualizado e dominar a língua inglesa. O domínio de um segundo idioma deixou de ser um diferencial e virou um pré-requisito para quem quer um emprego com melhor remuneração. 

Aprender um novo idioma é essencial para se destacar no mercado de trabalho, além de ser um pré-requisito para quem deseja seguir carreira acadêmica com mestrado ou doutorado. Esses cursos demandam atualizações na área acadêmica e as novidades inicialmente são publicadas em língua inglesa. Só depois são traduzidas para o português. Isso pode levar de 1 a 2 anos, ou até mais dependendo da demanda.

Para o coordenador do Unit Idiomas, professor PhD Artur Campos, ter domínio em uma língua estrangeira é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente. “Ter o segundo idioma proporciona um bom salário, reconhecimento, oportunidade de trabalhar no exterior, relacionamentos, networking e também fazer turismo. O mercado de trabalho precisa de profissionais que sejam bilíngues e que se comuniquem, principalmente, em inglês”. 

Ainda de acordo com o professor Arthur, ter como segundo idioma o inglês, espanhol ou francês dá a oportunidade à pessoa de poder participar de outras culturas e estar sintonizado com o mundo moderno, além de ter maiores chances de emprego nas empresas que exportam para o Brasil.

 

Dúvidas frequentes

Quem procura aprender um segundo idioma sempre tem algumas dúvidas. O professor Artur respondeu algumas perguntas recorrentes para quem deseja cursar um segundo idioma. 

  • Como um novo idioma pode transformar a vida de quem busca qualificação ou até realização pessoal?

Uma língua estrangeira é fundamental no desenvolvimento acadêmico de qualquer estudante, e quando falamos de mestrado e doutorado, ainda mais. O Inglês é praticamente obrigatório, já que as pesquisas mais atualizadas são publicadas em inglês em portais como Web of Science, Scopus, etc. O Espanhol também tem uma relevância significativa quando falamos de Lato Sensu ou Stricto Sensu na América Latina e Península Ibérica.

Como meta pessoal, todos os anos as pessoas prometem a si mesmas que vão estudar um idioma, ou concluir o idioma que estavam estudando; então, nós do Unit Idiomas, estamos aqui para ajudá-lo(a) a cumprir essa meta pessoal ainda em 2022.

  • Um novo idioma, para os tempos atuais, é fundamental para se destacar no mercado de trabalho?

Mais que fundamental, hoje é mandatório saber pelo menos o Inglês para progredir no mundo do trabalho contemporâneo em que vivemos. Hoje estamos totalmente interligados pela internet, as empresas conectadas e imersas nos processos de globalização. Então dominar uma língua estrangeira ajuda, e muito, a conseguir destaque no mundo corporativo. Além disso, os salários de quem domina um idioma de outro país tendem a ser até 40% maiores do que os das pessoas que não dominam.

  • O que é necessário para começar um novo idioma?

Em primeiro lugar, determinação! Ninguém aprende um outro idioma sem estar determinado a isso. Em 2º lugar, foco nos estudos e muita atividade relacionada com o idioma em questão. Por exemplo, assistir séries e filmes no idioma que se estuda ajuda muito a uma imersão no mundo real da linguagem. E por último, ter em mente que aprender idiomas não é uma coisa de três meses. Leva-se anos para dominar uma língua, mas com perseverança, foco, e um bom curso, como o do Unit Idiomas, isso se torna muito mais possível!

 

Inscrições Unit Idiomas 

Os alunos já matriculados nos cursos fornecidos pelo Unit idiomas, e que estejam interessados em fazer intercâmbio podem entrar em contato com o setor de Relações Internacionais da Unit. Lá serão orientados sobre os procedimentos necessários para essa experiência que pode ser enriquecedora.  

Com o retorno das aulas presenciais, a Universidade Tiradentes (Unit) reabre as inscrições para o Unit Idiomas, com novas turmas para os cursos de inglês, espanhol e francês. As matrículas estarão abertas até o dia 19 de setembro. Para mais informações acesse o site www.unit.br/idiomas ou o telefone (79) 3218 – 2234.

 

Leia mais:

Segundo idioma pode ser considerado um diferencial para o mercado de trabalho

Compartilhe: