ESTUDE NA UNIT
MENU

Serra de Itabaiana: atrativo turístico que preserva vegetação e animais

Parque Nacional da Serra de Itabaiana foi criado em 2005 e possui áreas de mata atlântica, caatinga e cerrado, e abriga centenas de animais.

às 11h31
Foto: Condutor Lucas dos Santos
Foto: Condutor Lucas dos Santos
Foto: Condutor Lucas dos Santos
Foto: Condutor Lucas dos Santos
Compartilhe:

Conhecida como a Capital do Caminhão, Itabaiana é dona de um dos maiores comércios de Sergipe. Distante 54 km de Aracaju, sede do estado, é lá que fica o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, uma unidade de conservação que também abrange os municípios vizinhos de Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda e Campo do Brito.

Com 7.998,99 hectares, o parque foi criado em 15 de julho de 2005. “Devido às belas paisagens do mirante do topo e de vários poços, cachoeiras de banho o local se tornou um forte atrativo aos turistas, como também fonte de pesquisa, já que na Serra se encontra, vegetação de  mata atlântica, caatinga e cerrado”, diz a turismóloga, egressa da Universidade Tiradentes, Ellen Carvalho.

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana possui seis trilhas: da Via Sacra, dos Carros, do Caldeirão e do Paredão, do Paredão dos Falcões e do Paredão Vertical, além da Gruta da Serra. “Em especial, o turista não pode deixar de conhecer o Cruzeiro no topo da Serra, como também o Poço das Moças e as cachoeiras do Caldeirão”, recomenda o condutor Lucas dos Santos. Além desses atrativos, a Serra abriga 16 espécies de répteis, 24 anfíbios, 62 mamíferos e 123 aves. 

O parque fica na margem da BR 235, onde há um pórtico. Existem outros acessos, por isso é importante procurar um condutor local ou uma agência de turismo, pois as trilhas exigem preparo físico e espírito de aventura. “Os cuidados principais são: contratar um condutor ou guia que conheça bem a região, roupa adequada e alimentos leves e saudáveis para um dia em meio a natureza”, enfatiza.

Rota Caminhos da Serra

Em 2017, Ellen iniciou uma série de pesquisas para a criação de novos roteiros de turismo em Sergipe, incluindo a Rota Caminhos da Serra. O roteiro turístico tornou-se referência no Brasil, compondo o Projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo, sendo comercializada por uma das maiores operadoras de turismo do País, a CVC.

Conheça mais sobre a Rota no Instragam: @rotacaminhos.serraitabaiana 

 

Leia também: Nossa Terra: conheça a rota turística Caminhos da Serra de Itabaiana

 

Compartilhe: