ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe alunos do Colégio do Salvador

Cerca de 50 estudantes do Colégio do Salvador participaram de visita guiada e apresentação dos processos seletivos 2023.1.

às 12h07
Visita do Colégio do Salvador.
Visita do Colégio do Salvador.
Visita do Instituto Dom Fernando Gomes.
Visita do Colégio Armindo Guaraná.
Debate acadêmico no Colégio Ideal
Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 12, a Universidade Tiradentes (Unit) recebeu alunos do Colégio do Salvador para uma visita guiada e apresentação dos processos seletivos 2023.1. Cerca de 50 estudantes conheceram os laboratórios do cursos de Medicina e engenharias, além do Tiradentes Innovation Center. A ação faz parte do projeto ‘Portas Abertas’.

Segundo o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior, a ideia é apresentar a universidade mais cedo aos alunos para terem certeza do que querem e o que não querem. “Eles estão escolhendo uma profissão, um plano de vida. Se eles não conseguirem estar na área que resolverem abraçar, eles sofrerão todos os dias. E isso é muito ruim. Então, apresentamos a universidade, para que eles conheçam pessoas, turmas e laboratórios”, diz.

“O projeto Portas Abertas tem essa preocupação de aproximar os alunos e busca fazer um estreitamento dessa relação entre a universidade e a escola. Muitos ainda não sabem a carreira que desejam seguir e estas experiências são fundamentais para que ampliem a visão profissional”, complementa o vice-reitor.

Para o coordenador do Ensino Médio no Colégio do Salvador, Neverson Lucena, a visitação é crucial para que os estudantes alcancem autonomia. “Esse momento é peculiar na vida deles porque, hoje, eles conseguem através de diversos mecanismos, obter informação, principalmente através da internet, que antigamente não tínhamos, e normalmente seguíamos a carreira da família, por exemplo. Mas, hoje em dia, esses espaços [universidades] são muito mais abertos. O mundo universitário exige uma vivência muito mais detalhada precisa ter construído ao longo do processo educacional a autonomia e o processo da autonomia é procurar e correr atrás das suas necessidades”, afirma.

Um dos estudantes que participou da visita foi Luiz Fernando Maia Buarque. “Eu ainda tenho muitas dúvidas, mas eu espero que com essa experiência eu possa conhecer mais a mim mesmo e acrescentar mais ideias a respeito disso, porque eu ainda penso bastante. Eu sou de humanas, mas eu também estou pensando em Medicina. Então, estou nessa dúvida”, conta.

O aluno Lucas Prata Lacerda também pensa em Medicina, mas ainda está decidindo. “Também sou mais da área de humanas, mas consigo me virar em tudo, por isso estou muito em dúvida. Tenho vontade de fazer Medicina, mas também Direito ou Arquitetura [e Urbanismo]. Muitas vezes, fico pensando ‘será que eu vou gostar?’. Então, acho muito mais interessante ver nas salas, no laboratório, ouvir depoimentos de pessoas bem sucedidas. Gosto muito de ver coisas assim, ver que dá certo, sim.”, acredita.

Debate Acadêmico

Na terça-feira, 13, foi realizado um debate acadêmico sobre ‘o momento da escolha para formação profissional’ com 150 alunos do Colégio Ideal com a participação dos cursos da Saúde (Educação Física, Farmácia, Gastronomia, Nutrição, Biomedicina, e Estética e Cosmética).

“Participar do projeto foi muito importante, pois fez com que eu tivesse mais certeza do que eu quero para a minha vida. Ouvir um pouco sobre a trajetória dos profissionais fez com que eu visse de fato como é a jornada de trabalho e toda a trajetória para alcançar nossos sonhos”, conta a estudante Ana Beatriz Soares.

Outras ações

Em outra iniciativa do projeto, a instituição recebeu 20 estudantes do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) para um aulão preparatório para o vestibular e visitação dos laboratórios da Saúde e Biblioteca Central. Também visitaram a estrutura dos cursos da Saúde cerca de 25 alunos do Colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG).

Portas Abertas

Por meio do projeto institucional denominado ‘Portas Abertas’, a Unit promove uma vivência universitária a estudantes de ensino médio, para que conheçam de perto os cursos de graduação, contribuindo no processo de decisão do futuro profissional. Através de diversas ações, como visitas orientadas ao campus, orientação vocacional, cursos de extensão, palestras e muitas outras, a Unit tenta esclarecer todas as dúvidas sobre a universidade.

 

Leia também: Portas Abertas: Unit realiza visita guiada com alunos do Colégio CEPI

Compartilhe: