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PPED consolida-se como um dos melhores do Norte-Nordeste

Na última avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit é considerado ‘muito bom’ pela Capes.

às 12h05
O doutorando Anderson de Almeida Barros.
A doutoranda Vanessa Andriani Maria.
O coordenador da pós-graduação stricto sensu, doutor Álvaro Silva.
O coordenador do programa, professor doutor Cristiano Ferronato.
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Mais uma vez, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit) é considerado ‘muito bom’ pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos de mestrado e doutorado se consolidaram como um dos melhores do Norte-Nordeste, alcançando nota 5. 

“A nota 5 representa uma excelência nacional de grande importância no cenário nacional. É uma nota a se comemorar, pois poucos programas chegam a esse patamar. O significado é de total interesse dos docentes e apoio institucional. Apesar do momento conturbado a partir de 2020, a Unit através de sua gestão, docentes e discentes fizeram a diferença na educação brasileira e mais especificamente na Pós-Graduação Stricto Sensu”, comenta o coordenador da pós-graduação stricto sensu, doutor Álvaro Silva.

Segundo o coordenador do programa, professor doutor Cristiano Ferronato, a consolidação do PPED na avaliação significa que as estratégias foram efetivas. “O resultado é uma projeção de todo o esforço coletivo envolvendo docentes, discentes e funcionários e egressos que trabalham na construção e manutenção da pós-graduação na área da Educação. Com certeza, é fruto da dedicação e empenho de todos que compuseram e/ou compõem a gestão da Unit; as equipes dos programas e a comunidade acadêmica da pós-graduação stricto sensu”, diz.

Consolidar uma nota 5 em uma área tão grande como da educação, com quase 200 programas, e sendo a única instituição de cunho particular, na região, em universo de quase 50 programas, reflete um amadurecimento do grupo que compõe o PPG, aliado ao papel das gestões anteriores, as quais pavimentaram o caminho”, acrescenta.

O PPED/Unit teve início com a criação do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Unit, em 2006, e completa mais de uma década entre os melhores do país. “Nosso programa tem sido referência em estudos e pesquisas não só no Nordeste, mas no país. Tem uma visibilidade que se reflete no papel desempenhado pelos docentes que estão em representações importantes da área, como na liderança do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação do Nordeste, do qual sou o coordenador; e se reflete também no papel desempenhado pelos egressos que atuam em diversos espaços do ensino, da pesquisa e da gestão nos mais diversos níveis da educação no país”, salienta Ferronato.

O programa conta com sete grupos de pesquisa, entre eles o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (Getic). A doutoranda Vanessa Andriani Maria, faz parte do grupo, onde desenvolve um projeto voltado para a divulgação científica através do TikTok. “Além de ser uma excelente alternativa para aprofundar os conteúdos assimilados no curso, participar do Programa me trouxe diversos benefícios para a construção do seu perfil profissional”, afirma.

“O corpo docente do doutorado é muito qualificado, de alta excelência, permitindo trocar conhecimentos com profissionais altamente competentes em minha área, o que me traz enriquecimento cultural e acadêmico” reforça Andriani.

Cursando o segundo ano do doutorado em Educação na Unit, Anderson de Almeida Barros, faz parte do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDAC). “O PPED é um programa muito dinâmico e de excelência. Para além do seu corpo docente qualificado; da estrutura física adequada, que apesar de estar cursando na modalidade EAD, devido a pandemia, conheço a estrutura; a página do programa organizada com as orientações sobre todas as rotinas do curso; corpo técnico e coordenação atenciosos e prontos para encaminhar as demandas do aluno, o curso ainda oferece uma dinâmica importante para a formação do seu egresso”, declara.

“Eu que venho do bacharelado em Ciências Contábeis com mestrado na mesma área, cursar um doutorado em Educação tem sido desafiador e com uma aprendizagem muito significativa. Sou professor efetivo de duas universidades, fazendo parte da gestão de uma delas e o programa me permitiu, através da minha orientadora, desenvolver um projeto de tese onde estou contribuindo para além da pesquisa. Este projeto está possibilitando contribuir não só com um diagnóstico ou a proposição de modelo, mas, com a mudança de uma realidade a partir da pesquisa científica. Esta liberdade em desenvolver um projeto de interesse do aluno e em consonância com a linha da orientadora é bastante significativo”, conclui o doutorando.

 

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