ESTUDE NA UNIT
MENU

PPGD alcança nota 4 em avaliação da Capes

Pela terceira vez consecutiva, a Unit, única universidade de Sergipe com doutorado em Direito, alcança nota 4 em avaliação da Capes.

às 13h13
Compartilhe:

Pela terceira vez consecutiva, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Tiradentes (Unit), alcançou nota 4 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerado bom. A Unit oferece formação completa para o curso de Direito – graduação, mestrado e doutorado -, sendo a única universidade de Sergipe com doutorado na área.

“Na última quadrienal, fomos avaliados com nota 4, o que nos deu a possibilidade de fazer a proposta do doutorado em Direito. O doutorado foi aprovado em 2020 e a primeira turma iniciou em 2021. E em 2023, o programa fará 10 anos. Mais uma vez tivemos uma avaliação positiva e que reconheceu todo o empenho e união dos docentes, discentes e egressos. A nota 4 foi excelente, considerando os indicadores da área. Seguimos para consolidar o nosso doutorado e fortalecer mais o nosso programa.”, afirma a coordenadora do programa, doutora Grasielle Vieira.

O programa foi estruturado a partir de uma área de concentração, duas linhas de pesquisa e está atualmente com seis projetos de pesquisa, que sustentam o mestrado e o doutorado. As principais pesquisas são voltadas aos seguintes temas: violência, criminalidade, segurança pública, gênero, direitos humanos, novas tecnologias, acesso à justiça, Fraternidade, meio ambiente e sustentabilidade, proteção de dados, inteligência artificial e o impacto nos direitos humanos, democracia e políticas públicas, política Criminal.

Os egressos do programa têm alcançado uma boa colocação no mercado. “O PPGD começou atendendo uma demanda reprimida, principalmente em nossa região e, por isso, vem cumprindo importante papel não somente no âmbito acadêmico, mas também no campo social e jurídico. Além de capacitar profissionais que já exerciam a docência, a formação de novos mestres ofertou uma mão de obra qualificada, apta a compor os quadros dos cursos de direito de diversas instituições de ensino. Nesse campo, verifica-se que o programa tem contribuído também na formação de recursos humanos qualificados capazes de aprimorar a gestão pública”, afirma.

Perfil do aluno

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito deverá ser capaz, no decorrer do percurso acadêmico, com o aporte teórico e as discussões apresentadas nas disciplinas cursadas, de:

  • Formular questões e objetivos relativos à área e linha de pesquisa de sua escolha;
  • Atuar diretamente na realidade que o cerca e assumir o protagonismo da concretização dos direitos humanos;
  • Formular hipóteses de pesquisa e desenvolver um trabalho individual; avaliar pesquisas em bases de dados e fomentar a pesquisa;
  • Estabelecer relações com outros tipos de pesquisa na área e em áreas afins;
  • Descrever, analisar e interpretar dados relativos a sua linha de pesquisa;
  • Argumentar e discutir os resultados relativos à pesquisa;
  • Ministrar aula na área ou em áreas afins.

Estas capacidades habilitam o aluno para o amadurecimento intelectual e ético, compatível com a formação em nível Stricto Sensu, colaborando para a qualificação profissional para atuar tanto na área do Direito quanto em áreas afins.

 

Leia também: Unit tem maior número de Mestrado e Doutorado nota 6 em Sergipe

Compartilhe: