ESTUDE NA UNIT
MENU

Day Trade: como e porquê apostar nos investimentos?

O Day Trade é uma das profissões do futuro e, como outras, sucesso depende de estudo; confira tudo sobre a graduação e o mercado de trabalho

às 14h49
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Por exigir bastante agilidade e rapidez, o Day Trade é uma profissão muito procurada. A palavra em inglês pode ser traduzida livremente como “negociação diária”, ou seja, uma operação que é feita e finalizada em apenas um dia. O que nem todo mundo sabe na hora de aprender o que é Day Trade é que operações desse tipo podem durar apenas alguns minutos. Essa agilidade chama atenção e pode trazer resultados.

O mercado flexível é uma das formas mais eficientes do trader agir nas negociações das ações e buscar maiores faturamentos a cada dia. Mas ser um trader está longe de ser um conceito de quem trabalha pouco e ganha muito dinheiro facilmente. O processo para se destacar neste campo exige alguns cuidados e conhecimentos que podem ser adquiridos de diversas formas, inclusive no ensino superior.

Graduação em Trade de Investimentos na Unit

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso de Trade de Investimentos na modalidade de Educação a Distância (EAD). De acordo com o pró-reitor de marketing, comercial e relacionamento da Unit, Luis Carlos Beltrami, o curso de trade consiste em analisar investimentos de renda fixa e renda variável, de forma a equilibrar o risco e o retorno.

“O conhecimento obtido pode ser utilizado tanto para o aluno otimizar a sua própria carteira de investimentos, quanto serve como preparatório para que este preste certificações como o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), de forma que possa prestar serviços como assessor de investimentos a outros investidores”, explica o pró-reitor.

Ministrado 100% online, o curso de Trader da Unit EAD tem duração de dois anos. Ao longo dos quatro módulos em que as disciplinas estão divididas, os alunos fazem a autogestão do aprendizado e só precisam comparecer ao polo em que estão inscritos para a realização das provas de fim de período. 

“O curso da Unit serve como preparatório para que o aluno realize os testes das certificações, a exemplo do CNPI, de forma que possa trabalhar como um trader, prestando serviços a outros investidores”, afirma Luis Beltrami.

Mercado de trabalho e área de atuação 

O profissional conhecido como trader, segundo Beltrami, atua no mercado financeiro com a compra e venda de ativos financeiros, obtendo ganhos a partir da volatilidade dos preços. “Além disso, possui conhecimentos para a construção de uma carteira que gere dividendos e outros ganhos como Juros de Capital Próprio, com o objetivo de maximizar os ganhos de um investidor”, pontua.

O Trader pode atuar em bancos, seguradoras, casas de investimentos, tanto com Day trade (compra e venda de ações no mesmo dia) quanto Swing Trade (compra e venda de ações em um período de mais de 1 dia).

Importância em realizar investimentos 

A importância de separar uma parte da remuneração e investir é a possibilidade de multiplicar por meio dos juros compostos os ganhos, que podem ser usados para financiar os sonhos e metas. “Por meio dos investimentos uma pessoa pode conquistar a liberdade financeira, trocar o carro, fazer aquela viagem há tanto tempo planejada, ou simplesmente planejar a própria aposentadoria. Assim, investir permite uma pessoa realizar seus sonhos através da mágica dos juros compostos”, afirma.

O pró-reitor ainda pontua que a lógica dos investimentos é bem simples: comprar um ativo com preço mais baixo e vendê-lo por um preço mais alto, ou mantê-lo para gerar juros periódicos. A recomendação para quem está iniciando no mundo dos investimentos é efetuar aportes em produtos de renda fixa, como, por exemplo, tesouro direto atrelado à taxa selic. 

“A partir desse início, o ideal é começar um estudo de outras opções de investimento na renda variável, como ações ou fundos imobiliários, de forma a construir uma carteira mais balanceada de investimentos. Em relação às pessoas que não têm tempo para estudar e acompanhar os investimentos, há a possibilidade da contratação de um assessor de investimentos, que pode construir uma carteira de acordo com o perfil da pessoa”, completa Beltrami.

Os tempos de crise, de acordo com Beltrami, geram ótimas oportunidades de ganhos com os investimentos. “Assim, na renda fixa temos produtos atrelados à taxa Selic (taxa base da economia, que influencia as taxas de juros dos bancos) que estão dando um maior retorno, em virtude da inflação alta. Ao mesmo tempo, as ações na bolsa estão descontadas, de forma que há muitas oportunidades de adquirir ações de empresas com um bom desconto em relação ao seu preço”, finaliza.

Leia também: Projeto Educação Acolhedora é realizado no polo EAD em Poço Verde

Compartilhe: