ESTUDE NA UNIT
MENU

“A Iniciação Científica estimula a afinidade com a pesquisa”, diz egresso

O egresso do curso de Biomedicina da Unit, Danilo Lopes Santos, conta que iniciação científica é uma experiência enriquecedora para o currículo

às 19h30
Egresso do curso de Biomedicina, Danilo Lopes Santos
Compartilhe:

O egresso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Danilo Lopes Santos, fez Iniciação Científica (IC) durante a graduação com uma pesquisa sobre microrganismo na fermentação de bebidas alcoólicas. Após a graduação, iniciou a especialização em Diagnóstico por Imagem na residência do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“Fiz iniciação científica na graduação como parte do projeto de mestrado e doutorado. Fiz junto com a mestre e doutora em Biotecnologia Industrial, Ester Seixas Bullé Rego. Os nossos orientadores foram os professores Jorge e Lucila. Trabalhamos com o uso de microrganismos para melhora de bebidas alcoólicas fermentadas”, diz. 

Danilo e sua colega trabalharam em conjunto com a vinícola artesanal Possamai, localizada no município de São Cristóvão. “Nossa linha de pesquisa consistia em isolar microrganismos capazes de suprir a necessidade do mercado por bebidas com aromas e sabores únicos e agradáveis ao paladar dos consumidores. Isolamos microrganismos e fizemos testes para ver combinações adequadas de microrganismos para gerar o resultado esperado”, explica.

Para Danilo, a Iniciação Científica lhe proporcionou contato com o material necessário para realizar a sua pesquisa. “A IC é uma boa oportunidade para conhecer e decidir se você tem afinidade pela pesquisa. A experiência é enriquecedora. Aprendi a usar equipamentos que raramente eu veria na rotina. Foi uma experiência enriquecedora para o meu currículo e para vida”, conta.

“Sou muito grato à minha colega Ester e aos professores Jorge e Lucila por terem me dado essa oportunidade. Também agradeço a Unit, Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e todos que de alguma forma me ajudaram a trilhar esse caminho”, pontua.

As bolsas de IC são fomentadas por grandes agências de pesquisa do país como, por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os programas oferecidos pela Unit estão o de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação como consta neste link

Leia mais: Egresso de Biomedicina é aprovado na residência do Sírio Libanês

Compartilhe: