ESTUDE NA UNIT
MENU

NUPPE realiza atividades extensionistas em comunidades vulneráveis

O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) da Unit em parceria com o NPJ oferece serviços de arquitetura para comunidade carente  

às 13h04
Alunos do NUPPE em visita técnica
Alunos do NUPPE em visita técnica
Alunos do NUPPE em visita técnica
Alunos do NUPPE em visita técnica
Alunos do NUPPE em visita técnica
Alunos do NUPPE em visita técnica
Compartilhe:

Para melhorar a qualidade de vida e assegurar juridicamente moradores de comunidades carentes, o Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), prestam serviços a comunidades de baixa renda através da elaboração de projetos de arquitetura para fins de Usucapião. 

“Estes projetos, juntamente com a parte documental resolvida pelo NPJ, servem para fazer a requisição da propriedade legal do imóvel. Os requerentes procuram o NPJ, que é responsável por passar os contatos e endereços dos solicitantes para o NUPPE.  A partir dessa triagem, a coordenação do NUPPE faz contato com os requerentes para agendar as visitas juntamente com um grupo de alunos para que seja feita a medição do imóvel, levantamento fotográfico e cadastro de dados para a elaboração dos projetos”, explica a coordenadora do NUPPE da Unit, professora Rayane de Oliveira Silva Alves.

As atividades de usucapião, por requererem contato presencial, retornaram ao leque de serviços do NUPPE somente no segundo semestre de 2022. De lá para cá, os integrantes do Núcleo já visitaram e elaboraram projetos de nove residências. 

“Os alunos trabalham em diversos setores divididos e definidos no início de cada semestre. A programação para esse ano é visitar e elaborar projetos de mais 13 residências. Com estes dados, os alunos retornam para a sala do NUPPE, e ao longo da semana, vão desenvolvendo o projeto sob orientação”, explica.

Por meio do agendamento prévio, a equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo, sob a supervisão da coordenadora, realiza, semanalmente, visitas aos endereços dos requerentes para a medição dos imóveis, levantamento fotográfico e análise dos materiais de acabamento dos ambientes. 

“Após finalização, os projetos são enviados para o NPJ para dar seguimento ao processo legal. A equipe responsável pela Usucapião passou por um treinamento inicial promovido pela coordenadora do NUPPE para a elaboração dos projetos relativos a este processo”, conclui.

Uma das beneficiadas do Núcleo, Elaine Dias Oliveira Lima, moradora do bairro Santo Antônio, conta que soube do NUPPE por meio de uma vizinha que já havia sido atendida. “Fiz um agendamento, entreguei a documentação que a doutora Renata havia solicitado, e após uns meses uma equipe muito agradável mediu a minha residência para analisar e resolver a minha situação. Agradeço de coração pelo papel social que a Unit desempenha, porque eu não teria nunca condições financeiras de pagar um arquiteto para fazer a planta de minha casa”, disse.

NUPPE

Quem precisa de atendimento do Núcleo, comprovando o perfil de baixa renda, basta acionar pelo contato: (79) 3218-2323. A sede do NUPPE fica situada no bloco G do campus Aracaju Farolândia.

 

Leia mais: NUPPE envolve estudantes em ações extensionistas voltadas para a sociedade

Compartilhe: