ESTUDE NA UNIT
MENU

24ª Semana de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) acontece na Unit

A Semana de Pesquisa e Extensão da Unit tem como objetivo estimular a produção científica de alunos, professores e pesquisadores  

às 18h52
Abertura da Sempex-Semesq
Abertura da Sempex-Semesq
Especialista em Políticas e Gestão Públicas, Kleber de Oliveira
Membros do PPGD e egressa convidada
Compartilhe:

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a 24ª edição da Semana de Extensão (Semex) e a 16ª Semana de Pesquisa (Sempesq), a SEMPEX, acontece de 8 a 11, na Universidade Tiradentes (Unit).  O evento reúne alunos, professores e pesquisadores não somente do Grupo Tiradentes, mas também de Instituições de Ensino Superior do Nordeste e público em geral. 

“Pela terceira vez, estamos fazendo esse evento conjunto, onde nos reunimos com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica interna e externa as nossas iniciativas de pesquisa e extensão. A Unit é uma Universidade consciente do seu papel e cumpridora do tripé de desenvolvimento universitário que é a pesquisa, ensino e extensão, e com isso vem se destacando positivamente com os resultados de qualidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, ressalta o pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, doutor Diego Menezes.  

O coordenador de Extensão, Geraldo Calazans, conta que as programações serão realizadas de forma híbrida. “Este ano nós temos cerca de 800 inscritos para participarem da Semex e Sempesq. As palestras serão reproduzidas nos campis da Farolândia, Estância, Propriá e Itabaiana. Além de Alagoas e Pernambuco e pelo canal da Unit no Youtube. A programação está bem diversa com mesas redondas, palestras e apresentações de pesquisa”, ressalta. 

A Semana de Pesquisa e Extensão foi aberta com palestra do especialista em Políticas e Gestão Públicas, Kleber de Oliveira, falando sobre ESG [sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização] e abordou também sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como pilares para o desenvolvimento científico e a transformação social. 

Atualmente, o palestrante gerencia a Célula de Estratégias de Sustentabilidade no Ambiente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, responsável entre outros processos, pela formulação e monitoramento da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e da Estratégia ESG do Banco do Nordeste.

“A possibilidade de desenvolver inovação que o setor privado pode ter tanto internamente como financiando e apoiando outros atores que fazem esse papel, o de desenvolver tecnologias, é cada vez mais importante. Incorporar questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise de empresas, indo além das tradicionais métricas econômico financeiras”, aponta.

Programação SEMPEX

Dentro da programação prevista para o evento, esteve a palestra da egressa do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unit (PPGD), mestra Erica Delfino, realizada na quarta-feira, 09, em atenção ao mês da Consciência Negra. Na ocasião, ela abordou a temática: “Sergipe – Aspectos jurídicos e raciais sobre o Direito: experiências e questionamentos a partir do (não) lugar do negro”. 

A discussão teve base na pesquisa de mestrado realizada por Erica abordando o tema: “A coisa está ficando preta: uma análise e contraposição entre o direito de corpos negros e corpos negros no Direito”. 

Para conferir a programação completa da Semana de Pesquisa e Extensão da Unit, clique aqui. 

 

Leia mais: Descubra como a mobilidade acadêmica pode fazer a diferença na sua carreira

Compartilhe: