Nas redes sociais, como Instagram e Twitter, é comum ver publicações que tenham hashtags na legenda. O famoso ‘jogo da velha’ que é utilizado para agregar publicações parecidas e mostrá-las para pessoas que têm o mesmo interesse. Porém, uma vem chamando a atenção e sendo utilizada cada vez mais: a tag #tbt, que apenas na última quinta-feira, 10, foi utilizada em mais de 570 milhões de publicações só no Instagram.
Criada nos Estados Unidos, a expressão ganhou visibilidade no twitter em 2012 e é utilizada para relembrar com fotos, vídeos e textos momentos passados, mas que representam sentimentos nostálgicos e felizes. O tbt é a sigla para “throwback thursday” que em uma tradução simples para o português pode significar “retorno a uma quinta-feira”.
Há quem diga que existe uma regra, na qual deve ser utilizada a hashtag somente com acontecimentos que aconteceram ou que foram presenciados há pelo menos cinco anos. Na prática, isso não acontece e é utilizado pelas pessoas que querem relembrar o que viveu, independente se aconteceu na semana passada ou há 10 anos.
O uso do #tbt pode ser uma boa estratégia para que as postagens do um perfil seja entregue a mais pessoas, podendo resultar em um engajamento maior no conteúdo que é compartilhado. Por isso, é comum você ver celebridades, influencers e empresas fazendo uso das que estão em alta e criando outras.
Asscom | Grupo Tiradentes