ESTUDE NA UNIT
MENU

Leitura: a importância de ambientes lúdicos para estimular as crianças

Estimular o lúdico através de ambientes planejados para fixação do aprendizado contribui para o desenvolvimento das crianças, aponta especialista

às 15h30
A ludicidade faz com que as crianças se lancem no mundo simbólico, fazendo o aprendizado e o gosto pela leitura fluírem naturalmente (Unsplash)
A ludicidade faz com que as crianças se lancem no mundo simbólico, fazendo o aprendizado e o gosto pela leitura fluírem naturalmente (Unsplash)
Compartilhe:

Estimular a leitura entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil. Ainda mais em ambientes lúdicos onde cada canto possui elementos devidamente planejados para fixar o aprendizado e despertar a curiosidade. A ludicidade propicia que a criança se lance no mundo simbólico, fazendo assim com que o aprendizado e o gosto pela leitura fluam naturalmente. 

“Para mim esse é um tema super importante e que muitas vezes pode passar como algo cotidiano, naturalizado. O que me faz pensar em como a ludicidade, o acesso ao recurso lúdico ou tempo de brincar é fundamental para a estruturação da subjetividade da criança”, explica a psicanalista e professora Gabriela Costa Moura, do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Através de um ambiente lúdico, as crianças lidam ativa e intensamente consigo mesmas e com o meio ambiente. Afinal, um ambiente lúdico é desenvolvido a partir das condições ideais e pensado sempre nos processos de aprendizagem em todas as áreas do desenvolvimento infantil. 

“Em um espaço pensado para estimular a imaginação, o hábito da leitura se torna uma atividade prazerosa entre as crianças, que naturalmente se interessam mais e mais pelos livros e o aprendizado contido neles”, destaca a professora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: