ESTUDE NA UNIT
MENU

Pós-graduação da Unit realiza seminário sobre inclusão e psicopedagogia

O objetivo é fortalecer a relação entre o curso de psicopedagogia e a Unit, focaliza os conceitos de Psicopedagogia e de inclusão.

às 20h58
Compartilhe:

No último sábado, 19, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP) o Seminário de Psicopedagogia com o tema ‘A psicopedagogia é a profissão da Inclusão’. O objetivo é fortalecer a relação entre o curso de psicopedagogia e a Unit, além de homenagear os psicopedagogos com premiação aos destaques da profissão.

“Esta comunicação com os futuros profissionais, focaliza os conceitos de Psicopedagogia e de inclusão; faz referência às influências que deram origem ao movimento pela inclusão no Brasil e às características da inclusão. Convida a refletir sobre a especificidade do papel do psicopedagogo e sua contribuição para a inclusão escolar dos alunos com deficiência e sem deficiência”, diz a professora da pós-graduação da Unit e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Secção Sergipe, Vanessa Barros.

“O curso de pós-graduação da Unit tem um papel fundamental quando insere seus estudantes em espaços para estágios onde o psicopedagogo pode ajudar as instituições a lidarem melhor com a diversidade, agregando novos valores, levando professores, alunos, funcionários, profissionais, terapeutas… a acreditarem que todos são capazes de aprender e de exercer diferentes papéis. Passar do discurso ideológico inclusivista para a inclusão na prática exige reflexão, conhecimento e aceitação do novo”, conclui.

Psicopedagogia e Educação Inclusiva

A Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva desperta no profissional, que escolheu este curso, a capacitação de atuar, identificar, diagnosticar e tratar pessoas com problemas de aprendizagem.

Além de ser oportunizado, a este profissional, a chance de poder definir melhores práticas pedagógicas, atividades inclusivas e aprofundamentos teóricos-metodológicos, buscando estimular o desenvolvimento global de pessoas com deficiência.

O Psicopedagogo formado ainda tem a possibilidade de desempenhar atividades de inclusão e orientação, onde poderá atuar em diferentes locais, tais como: escolas, ONGs, centro comunitários, no ambiente hospitalar, de modo que possa atender às necessidades de cada pessoa.

Saiba mais no site.

 

Leia também: Psicopedagogia Clínica e Institucional no ensino-aprendizagem

Compartilhe: