ESTUDE NA UNIT
MENU

Idosas participam da anual Exposição de Artes e Artesanatos do PAIMI

O Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) realiza exposição de Artes confeccionadas pelas idosas integrantes do Programa

às 15h17
Compartilhe:

Trabalhos manuais desenvolvidos por idosos podem fortalecer a imagem pessoal, a socialização, além de contribuir para a minimização de impactos decorrentes do envelhecimento, permitindo o surgimento e aprimoramento de habilidades artísticas. Pensando na valorização das confecções produzidas pelas idosas assistidas pelo Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) da Universidade Tiradentes (Unit), o Programa realizou, neste dia 29, a anual Exposição de Artes e Artesanatos no Mini Shopping do campus Farolândia.

Para a coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, essa é uma oportunidade das idosas mostrarem os seus talentos. “No Paimi oferecemos oficinas de artesanatos para que as nossas assistidas aprendam técnicas como bordado, crochê, artesanatos com reciclados para se entreterem e produzirem peças que serão comercializadas e assim garantir uma renda extra”, destaca.

Uma das talentosas artesãs é dona Maria de Lurdes Nunes Vasconcelos, de 74 anos, conta que há 20 anos faz artesanatos. “Eu gosto muito de fazer meus artesanatos. Além de ser uma distração, é um dinheirinho extra pra mim. Faço vagonite, crochê, bordados, trabalho com reciclados, e todas as peças que faço vendem bastante”, diz.

Dona Uda Maria Oliveira de Jesus , de 75 anos, faz parte do Paimi há quatro anos. Desde que entrou no Programa ela compartilha seus conhecimentos de artesanato com as colegas. “Quando cheguei aqui e vi minhas amigas também idosas, tentando aprender novas técnicas de artesanato logo me disponibilizei a ensinar. Como professora aposentada de Portugues creio que compartilhar conhecimento é a melhor maneira de aprimorar nossos talentos. Me sinto realizada em fazer parte desse Programa que tem tanto a nos oferecer”, ressalta. 

PAIMI

O Programa conta com atividades como dança, aulas de canto e oficinas manuais, com bordados e crochês, que, além de serem atividades divertidas que ajudam terapeuticamente, servem para arrecadar dinheiro para essas idosas. 

O PAIMI é aberto a toda comunidade que queira participar, estudantes ou idosas, basta ir nas salas 6 e 7 do Bloco C, campus Farolândia, das 14h às 16h. Para idosas, existe uma lista de espera. Para alunos da Unit que quiserem participar, é preciso apresentar um projeto ou atividade a ser desenvolvido para análise.

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail: zulnara_mota@unit.br

 

Leia mais: Práticas Pedagógicas levam esporte para a Praia de Aruana

Compartilhe: