Quem encara um concurso público, sabe que são várias as etapas até chegar à sonhada aprovação. Por isso, é importante se atentar às dicas para acompanhar um concurso após fazer a prova e não perder nenhum detalhe do processo seletivo.
No edital do concurso, nem sempre há a informação sobre quando as pessoas aprovadas serão nomeadas para os seus cargos. Mas mesmo que não haja uma data, a convocação deve ser feita dentro de certo prazo.
“Uma dica interessante é ficar sempre atento aos sites oficiais de divulgação do referido concurso, que podem ser o site da administradora da prova, o portal da instituição que abriu a vaga ou mesmo o Diário Oficial da União, Estado ou Município”, orienta a professora Mariana Falcão Bastos Costa, do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
Manter o e-mail atualizado no site da instituição organizadora, assim como outros meios de contato (como telefone ou whatsapp) é outra recomendação para não perder as novidades sobre a evolução do certame, principalmente, se o candidato ficou entre os aprovados.
“Depois que a nomeação for publicada oficialmente, o candidato tem 30 dias para tomar posse, indo ao local indicado com os documentos listados no edital. Então já tenha a lista de documentos preparada e os providencie assim que for possível. Emita o quanto antes as certidões negativas exigidas, pois hoje a maioria é gratuita e feita rapidamente pela internet”, ressalta Mariana.
Asscom | Grupo Tiradentes