ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa científica: entenda sua importância para a sociedade

Para alcançar resultados satisfatórios, a pesquisa científica deve ser realizada com rigor à ética, à observância, à experimentação e à análise de resultados

às 11h19
A pesquisa científica deve ser incentivada em todos os níveis para que a sociedade alcance um crescimento do conhecimento (Artem Podrez/Pexels)
A pesquisa científica deve ser incentivada em todos os níveis para que a sociedade alcance um crescimento do conhecimento (Artem Podrez/Pexels)
Compartilhe:

É possível perceber resultados de pesquisas científicas em quase tudo que está ao redor das pessoas, a exemplo do raio-X, do motor elétrico, da lâmpada e do computador. Muitas vezes, não se dá conta de como aquele objeto, medicamento ou ferramenta foram criados. Porém, eles são resultados de um estudo científico.

Para o professor-doutor Álvaro Silva Lima, coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), o principal objetivo da pesquisa científica deve ser o benefício da sociedade em todos os campos do conhecimento, portanto trazer bem-estar e qualidade de vida.

As vacinas desenvolvidas para o combate à Covid-19 são um dos grandes resultados de pesquisas realizadas com rigor à ética, à observância, à experimentação e à análise de resultados, que alcançaram o objetivo de interromper o avanço de mortes pela doença.

“A pesquisa científica é o conjunto de procedimentos que ocorrem de forma disciplinada para investigar temas relevantes para levantar hipóteses, refutando-as ou as chancelando. Estas, são realizadas por professores/pesquisadores, e estudantes nos mais diversos níveis de conhecimento. Uma sociedade à margem do conhecimento científico vive longe da luz da civilidade, não cresce e principalmente não evolui como comunidade”, destaca Álvaro.

O professor-doutor explica que não é preciso ter um perfil específico para poder iniciar na vida de pesquisador. “Todo e qualquer aluno pode se aventurar na magnífica estrada do conhecimento, ela é livre e não discriminativa. Todos possuem curiosidade em maior ou menor grau e, portanto, ingrediente necessário e de grande relevância a um pesquisador”, conclui Lima.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: