ESTUDE NA UNIT
MENU

Gabaritos e cadernos de provas do Enade podem ser consultados

Alunos que não compareceram à aplicação da prova do Enade têm entre 4 e 20 de janeiro de 2023 para pedir a dispensa da prova junto ao Inep

às 15h34
Capa de um dos cadernos de prova do Enade 2022: resultado final das provas será divulgado em agosto de 2023 (Reprodução)
Capa de um dos cadernos de prova do Enade 2022: resultado final das provas será divulgado em agosto de 2023 (Reprodução)
Compartilhe:

Os alunos que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já podem consultar os gabaritos e os cadernos de questões da edição 2022, cujas provas foram aplicadas no último dia 27 de novembro. Eles podem ser acessados através do Portal do Inep, na seção “Provas e Gabaritos” e já estão organizados conforme o curso do estudante. 

Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade foi aplicado para alunos concluintes de 26 cursos de graduação vinculados ao terceiro ano de seu ciclo avaliativo. O objetivo é avaliar o rendimento destes estudantes e o conhecimento teórico-prático que eles foram adquirindo ao longo do curso. 

Entre os inscritos, participaram 1.515 alunos da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), sendo 928 da modalidade presencial e 587 do Ensino à Distância (EaD), que estão concluindo os cursos de Administração (Presencial e EaD), Ciências Contábeis (Presencial e EaD), Direito (Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Serviço Social (EaD), além dos Tecnológicos nas áreas de Design de Interiores, Gastronomia, Gestão Comercial (EaD), Gestão da Qualidade (EaD), Gestão de Recursos Humanos (EaD), Gestão Financeira (EaD), Gestão Pública (EaD), Logística (EaD) e Marketing (EaD).

Agora, acontece a fase de correção das provas e verificação dos formandos presentes e ausentes na aplicação do Enade, que é obrigatória e critério condicional para a conclusão do curso. Os inscritos que não fizeram a prova serão declarados em situação irregular e terão entre 4 e 20 de janeiro para apresentar ao Inep um pedido de Dispensa de Prova, desde que ele seja justificado por ocorrências de ordem pessoal, compromissos profissionais ou acadêmicos. A regra está prevista no Edital Inep nº 51 de 2022, que traz as regras do exame. 

Já os resultados definitivos do Enade serão divulgados no Boletim de Desempenho Individual, cuja liberação está prevista para 31 de agosto de 2023. Os resultados serão juntados aos Questionários do Estudante (respondido antes da prova), e às outras avaliações do Sinaes, que também mensuram a qualidade das próprias instituições de ensino e dos cursos de graduação. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: