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Atendimento humanizado é mais ensinado nos cursos de Medicina

A prática do atendimento humanizado na Medicina proporciona melhor cuidado ao paciente e uma maior adesão a tratamentos

às 13h48
Empatia e acolhimento são características fundamentais em um atendimento médico humanizado (Cottonbro Studio/Pexels)
Empatia e acolhimento são características fundamentais em um atendimento médico humanizado (Cottonbro Studio/Pexels)
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Uma consulta médica é um dos momentos de mais fragilidade do paciente, e o acolhimento feito pelo profissional da Medicina é o primeiro passo para uma boa relação médico/paciente. É o que se chama de atendimento humanizado na Medicina, cujas técnicas são aprendidas em sala de aula e desenvolvidas conforme o individual de cada aluno.

“O atendimento humanizado é essencial para proporcionar um melhor cuidado e melhor adesão ao tratamento. E nesse processo, primeiramente, é preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro, estar disposto a escutar de forma ativa, não julgadora e perceber que aquela pessoa que está conosco precisando da ajuda é singular, diferente em todos os aspectos psicológicos, biológicos e sociais também”, destaca o professor Ricardo Ferreira, do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade).

Ainda segundo ele, é objetivo dos professores compartilhar técnicas de abordagem humanizada com os discentes, mas é também importante o individual. “Por mais que existam as técnicas, nada seria delas se não tivesse a questão pessoal envolvida. Essa é extremamente importante para esse tipo de atendimento que acolhe, de aproximação mesmo, de tentar entender o sofrimento do outro e efetivar o atendimento humanizado”, afirma Ricardo. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

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