ESTUDE NA UNIT
MENU

O que mudou em 10 anos de tecnologia?

A internet residencial começava a se popularizar, mas a realidade é que 45% dos usuários de internet no Brasil ainda acessavam a rede através das lan houses.

às 13h54
Futuristic smart city with 5G global network technology
Futuristic smart city with 5G global network technology
Compartilhe:

Você lembra o que estava fazendo há 10 anos na internet? Esse período é mais do que suficiente para a tecnologia evoluir a ponto de não lembrarmos como era viver quando coisas simples como pedir um carro para ir a algum lugar ou procurar um filme para assistir não estavam a um simples toque no celular de distância.

A internet residencial começava a se popularizar, mas a realidade é que 45% dos usuários de internet no Brasil ainda acessavam a rede através das lan houses. Era uma época de pagar por cada hora de uso. Conforme o acesso à banda larga aumentava, mais pessoas estavam abandonando os programas de TV e indo para o online.

Em 2008, o iPhone 3G tinha um receptor de GPS que poderia ser usado para a navegação, mas a seleção de aplicativos com essa função era bem limitada e eles podiam custar até US$ 100. Uma situação bem diferente da atual, em que praticamente qualquer celular pode ser utilizado para isso.

Em 2015, 82% dos usuários de smartphones consultaram seus telefones enquanto faziam compras na loja. Em 2018, 7 em cada 10 pessoas da geração Z disseram que assistir a vídeos com outras pessoas as ajudou a se sentir mais conectadas. Quase 150 anos depois, a tecnologia se espalhou e começou a influenciar o comportamento das pessoas. Em 2019, 27% da população online global estava usando a pesquisa por voz no celular.

Hoje em dia, com programas como Spotify, Deezer ou mesmo pelo YouTube, conseguimos ouvir músicas, criar playlists e descobrir novos artistas de forma simples e rápida. Pedimos comida e fazemos compras de supermercado por meio de aplicativos, ainda mais por sempre termos menos tempo para fazer as coisas que são básicas para a vida.

*Com informações de Thinking With Google, Prepara e Tech Mundo

 

Leia também: Análise e Desenvolvimento de Sistemas: conheça o curso e a área

Compartilhe: