ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Medicina recebe Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa

A especialidade que Beatriz Todt escolheu a premiou pelo seu trabalho sobre o uso do Ensaio multiplex de PCR em tempo real para patógenos gastrointestinais

às 20h12
Egressa do curso de Medicina da Unit, Beatriz Todt
Egressa do curso de Medicina da Unit, Beatriz Todt
Compartilhe:

A egressa do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Beatriz Todt, recebeu o Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa na Modalidade Temas Livres – Imunologia/Imunodeficência durante o XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia (ASBAI), ocorrido mês passado, em São Paulo. 

Beatriz explica que recebeu a oportunidade de apresentar seu trabalho que aborda o uso do Ensaio multiplex de PCR em tempo real para patógenos gastrointestinais no diagnóstico de diarreia infecciosa na Imunodeficiência Comum Variável. 

“Avaliar o uso do painel de PCR multiplex para o diagnóstico de diarreia infecciosa em pacientes com Imunodeficiência Comum Variável (IDCV) e correlacionar com a presença de diarreia crônica/recorrente e alterações histopatológicas nas biópsias. Diarreia é um dos sintomas mais comuns na IDCV e seu manejo adequado depende de sua etiologia. O ensaio de PCR multiplex para a detecção de patógenos gastrointestinais tem se mostrado superior aos métodos convencionais, porém o seu papel na prática clínica ainda precisa ser definido”, destaca. 

A egressa de Medicina conta que a pesquisa foi realizada durante a residência médica no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Beatriz conta que seu interesse pela especialidade começou pela influência de seu pai e se firmou enquanto estava na graduação.

“Sempre quis fazer alergia e imunologia por influência do meu pai, doutor João Carlos Todt Neto e da minha professora durante a faculdade, doutora Fernanda Malaman. Foi então quando eu prestei para Alergia e Imunologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente estou cursando o primeiro ano da residência que foi iniciada em 2022, e finalizo em fevereiro de 2024”, destaca. 

Para Beatriz, ganhar o prêmio só foi possível graças à Unit. “Minha formação acadêmica me possibilitou vivenciar a dinâmica de cada especialidade, auxiliando de forma bastante significativa na minha escolha e aprendizado, me impulsionando para seguir na especialização de Alergia e Imunologia”, disse.

Ela conta que após encerrar a residência médica em Alergia e Imunologia pretende seguir carreira na área de especialização. “Após a conclusão da residência quero iniciar um doutorado, provavelmente seguindo a mesma área do trabalho sobre o uso do painel de PCR multiplex. Posteriormente quero realizar meu sonho de retornar para Aracaju e poder contribuir com a faculdade onde eu me formei, compartilhando meus conhecimentos com os estudantes e iniciar meu consultório médico em alergia e imunologia”, comenta. 

 

Leia mais: Projeto Adoleta beneficia estudantes e crianças hospitalizadas

Compartilhe: