ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Adoleta beneficia estudantes e crianças hospitalizadas

Vinculado ao curso de Enfermagem, o projeto Adoleta tem o intuito de tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado.

às 12h19
Compartilhe:

A extensão é um dos pilares que formam uma universidade. De cunho social e sem fins lucrativos, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam ter o mínimo de 10% da carga horária dos cursos de graduação, de atividades de extensão. Um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Tiradentes (Unit) nesta frente, é o Adoleta. Vinculado ao curso de Enfermagem, tem o intuito de tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado através de atividades lúdicas e educativas.

De acordo com a coordenadora do Adoleta, professora Msc. Emília Cervino Nogueira, o projeto funciona desde 2019 com a participação voluntária de alunos do 8º período vinculados à disciplina Saúde da Criança. “O objetivo é promover assistência humanizada à saúde para crianças hospitalizadas e sadias através de atividades lúdicas e educativas, de forma a tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado”, explica.

“Para isso, são utilizadas como estratégias: musicoterapia, contação de histórias, uso do brinquedo terapêutico, arte com balões, entre outras atividades relacionadas a cuidados de saúde abordando, por exemplo, a importância da higiene e a alimentação saudável”, acrescenta a coordenadora.

Segundo Emília, o projeto é tão importante para as crianças assistidas quanto para os estudantes envolvidos. “O projeto não apenas traz educação para a saúde, mas também viabiliza a comunicação e auxilia na renovação da autoestima e individualidade da criança em um momento tão difícil em sua vida. Isso é estendido também para a família que acompanha a hospitalização. E para o aluno, o projeto aproxima a relação entre a teoria, o desenvolvimento das habilidades profissionais e a prática social dos acadêmicos de Enfermagem”, afirma.

“A infância é a fase em que o corpo produz mais energia para o desenvolvimento de inúmeras atividades e onde mais se usa a criatividade e a sabedoria. Adoecer durante esse período é um processo bastante traumático para a criança, pois ela se priva de suas atividades diárias e isso afeta não somente a sua integridade, mas também o seu desenvolvimento emocional”, reforça Nogueira.

Atividades

Só neste ano, uma vez por mês, o Adoleta realizou ações no Hospital da Criança, além de outras atividades específicas em alas pediátricas e escolas. “Também foram realizadas a Semana da Criança na Ala Pediátrica e na Oncologia Pediátrica do HUSE. Levamos a efeito uma Campanha de Arrecadação de Kits de Higiene Bucal para a ação ‘Sorriso Saudável’ para as crianças do Hospital da Criança e para a doação de brinquedos para as crianças do HUSE; e realizamos uma ação com as crianças de uma comunidade carente do Povoado Aldeia, no município de São Cristóvão”, destaca a coordenadora.

 

Leia também: Laboratório-escola da Unit é referência no Brasil

Compartilhe: