ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba os benefícios da fisioterapia desportiva para os atletas

A Fisioterapia Desportiva é indicada para atletas amadores ou profissionais que buscam melhoria na condição física 

às 11h38
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Fisioterapia Desportiva (ou Fisioterapia Esportiva) é uma área que estuda e trata necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais, que buscam cuidados mais rigorosos com relação às lesões que já ocorreram, além de realizar avaliações e tratamentos para prevenir que ocorram novamente. 

Como atletas estão mais expostos à sobrecarga muscular e óssea, suas lesões precisam de cuidados mais intensos e específicos do que as lesões de pessoas comuns, que não sofrem essa mesma sobrecarga.

A Fisioterapia Desportiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), conforme Resolução COFFITO nº 337, de 08 de novembro de 2007. Sendo indicada para atletas amadores ou profissionais que buscam melhorar suas condições físicas para que possam retornar às suas atividades normais, sejam elas rotineiras ou esportivas.

Os transtornos mais comuns tratados pela Fisioterapia Desportiva são:

  • Bolhas;
  • Calos;
  • Cortes;
  • Contusões e Distensões;
  • Entorses;
  • Fraturas e Abrasões;
  • Lesões; 
  • Ligamentares;
  • Luxações;
  • Tendinites.

Além de evitar os problemas citados, uma pessoa que introduz a fisioterapia desportiva em sua rotina acaba apresentando melhorias na saúde, apresentando mais disposição, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. 

Tratamento

Muitos atletas, principalmente aqueles que já sofreram alguma lesão, acabam tendo o acompanhamento de um fisioterapeuta esportivo por precaução e prevenção, fortalecendo a musculatura e visando melhores resultados nas competições.

O tratamento na Fisioterapia Desportiva pode variar de acordo com o tipo e nível da lesão e condicionamento físico do atleta. O fisioterapeuta desportivo deve buscar o melhor atendimento ao atleta, focando na rapidez da sua recuperação e tendo total atenção ao controle da lesão. Ele também deve ter o cuidado de elaborar um programa ideal e individual para o atleta, aliando a correção postural aos exercícios realizados com o intuito de melhorar seu condicionamento físico, potencializar o ganho de força e a resistência muscular, e torná-lo apto para o retorno à prática saudável dos esportes.

Se achar necessário, o profissional pode indicar a realização da fisioterapia domiciliar desportiva que é indicada para todas as idades. Essa especialidade conta com profissionais e equipamentos específicos para a plena recuperação dos atletas, permitindo que eles sejam tratados no conforto de sua casa, agilizando ainda mais o processo de recuperação.

Após uma avaliação individual e detalhada de cada paciente, o profissional irá elaborar um plano de exercícios variados que buscam melhorar o condicionamento físico, potencializar o ganho de força e resistência muscular, possibilitar o retorno às práticas esportivas de forma segura e saudável.

 

Com informações da Central de Fisioterapia

 

Leia mais: Fisioterapia: como os exercícios terapêuticos podem ser utilizados

Compartilhe: