ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Portugal participa de Mobilidade Acadêmica na Unit

O estudante de Administração, António Cardoso, conta que a oportunidade de fazer Mobilidade Acadêmica na Unit é uma experiência rica em diversos aspectos.

às 20h04
Estudante do curso de Administração, António Cardoso
Estudante do curso de Administração, António Cardoso
Compartilhe:

O Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMai) da Universidade Tiradentes (Unit) possibilita aos estudantes a oportunidade de viver novas experiências em uma Instituição de Ensino Superior (IES) parceira. Esse é o caso do aluno do curso de Administração, António Cardoso, originário de São Tomé e Príncipe, na África, que saiu do seu país de origem para estudar no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, e agora está participando da Mobilidade Acadêmica Internacional durante um semestre na Unit.

O estudante conta que a coordenação do Instituto Politécnico da Guarda que o encaminhou para a Unit em Aracaju. “Na verdade a Unit que me descobriu. No início eu queria fazer o intercâmbio em outra universidade do Brasil. Mas a coordenação da minha Universidade em Portugal estava em contanto com Unit e conseguiu que eu viesse fazer o intercâmbio aqui. Sempre fui muito aventureiro, então essa foi a minha oportunidade de viver uma nova experiencia”, explica.

Além da ótima receptividade dos professores, colegas e colaboradores, António destaca as diferenças do ensino de Portugal para o Brasil. “Aqui os professores são bem dinâmicos nas aulas. Eles fazem mágica enquanto dão aula. Sinto a positividade e energia quando eles entram na sala sempre prontos para ensinar as matérias. Saio com muita bagagem porque aqui eles explicam muito bem. Em Portugal os professores são mais formais, existe uma divisão entre professores e alunos. Um ensino mais rigoroso, sem muita interação”, relata. 

Para aproveitar ainda mais o período de estudos na Unit, António tem participado da pesquisa e extensão com um projeto sobre diversidade e inclusão nas organizações. “Fazer uma pesquisa sozinho é diferente do que estou acostumado. Em Portugal era mais comum trabalhos em grupos, mas aqui eu tive essa oportunidade de fazer sozinho e tem sido muito bom. Fazendo parte da Mobilidade Acadêmica estou adquirindo mais conhecimento fazendo minha pesquisa sobre diversidade e inclusão nas organizações. É importante falar sobre as pessoas com deficiência, negros, mulheres e grupos LGBTQIAP+ que ainda são muito discriminados”, conta.

As vivências que António tem adquirido na Unit vão além do conteúdo programático. Ele conta que tem aprendido sobre temas relacionados a identidade de gênero e racial. “Uma curiosidade é que no Brasil eu aprendi a sigla LGBTQIAP+, em Portugal falamos somente heterossexuais e homossexuais, sem muitas especificações de gênero. Também aprendi sobre pessoas pardas e a variação de cores para pessoas não retintas. Isso é muito importante para identificação e pertencimento em um grupo”, destaca.

Outra diferença ressaltada pelo estudante é a estrutura da Unit. “Em Portugal temos três polos: um para Tecnologia e Gestão, do qual faço parte, e os outros dois para Educação e Saúde. E a Unit é imensa, parece uma cidade! Quando cheguei aqui, tinha muita dificuldade de achar as salas e blocos, não foi muito fácil. Ainda me perco, mas sempre tem alguém pra me ajudar a me localizar. E isso é bom, posso aproveitar e usufruir tudo que a Unit tem para oferecer”, diz.

Mobilidade Acadêmica

Desde que chegou em Aracaju, António diz estar aproveitando todas as oportunidades para conhecer mais sobre a cultura que conhecia pelos programas televisivos. “O Brasil traz aquela vontade de vim por causa da diversidade cultural. O Brasil passa muitas mensagens nas telenovelas, nas mídias, há muitas coisas que aprendemos sobre o Brasil fora daqui. As comidas típicas como a feijoada, acarajé, caruru, pão de queijo eu já experimentei e gostei muito. A diferença cultural dos brasileiros para os portugues é imensa. Aqui são mais calorosos, receptivos, tudo é motivo de festa, enquanto os portugueses são mais reservados”, ressalta.

Ele diz que pretende aproveitar sua estadia para conhecer Aracaju e outras cidades do Brasil. “Cheguei aqui no meio de setembro, depois do período de adaptação fui conhecer a cidade. As praias daqui são muito bonitas. O clima é totalmente diferente do que estou acostumado. Enquanto Portugal está no inferno, aqui tem sol e calor. Um clima muito gostoso para aproveitar. também quero conhecer outras cidades como Salvador. Tenho muita vontade de ir lá”, comenta. 

António também tem participado de atividades culturais sendo convidado para palestrar em eventos estudantis, “Participei do 2º Recital de Poesia da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Foi uma experiência muito rica. Pude compartilhar minhas poesias e experiências. Depois disso fui convidado para palestrar no Colégio Purificação, fui júri do concurso de poesias e compartilhei com os alunos um pouco da minha história de vida. É importante mostrar para os jovens a verdadeira África”, pontua.

O estudante de Administração tem a previsão de ficar no Brasil até o fim do semestre 2022.2, no entanto, ele pretende prolongar sua estadia. “Acho que ainda tenho muito que aproveitar aqui no Brasil e na Unit. A oportunidade de estudar aqui me abriu os olhos, ampliou meus horizontes e isso é muito rico. Quero aproveitar mais essa oportunidade”, conclui. 

 

Leia mais: Aluna de Medicina retorna de internato em Boston

 

Compartilhe: