ESTUDE NA UNIT
MENU

Participantes do MIT Global Startup Labs visitam patrocinadores do evento

Estudantes e mentores do MIT conheceram mais das atividades do Decós Hospital; o Laboratório Patológika, e a Clínica Onco Hematos (representando a rede DASA)

às 15h46
Participantes do MIT GSL conhecem  a Clínica Onco Hematos, representando a rede DASA (Foto: Asscom Onco Hematos)
Participantes do MIT GSL conhecem a Clínica Onco Hematos, representando a rede DASA (Foto: Asscom Onco Hematos)
Estudantes e monitores do MIT conhecem do Decós Hospital
Estudantes conhecem do Decós Hospital
Participantes do MIT GSL conhecem o Laboratório Patológika
Participantes do MIT GSL conhecem a Clínica Onco Hematos, representando a rede DASA (Foto: Asscom Onco Hematos)
Compartilhe:

Dando seguimento às atividades do Programa MIT Global Startup Labs, na última quarta-feira, 12, os estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) e mentores do MIT visitaram instalações das três instituições patrocinadoras do evento: o Decós Hospital; o Laboratório Patológika, e a Clínica Onco Hematos (representando a rede DASA).

Na oportunidade, os universitários das áreas de tecnologia e saúde conheceram um pouco mais de cada organização, entendendo como funciona o fluxo dos pacientes, além de ouvir das equipes multidisciplinares como ocorre o atendimento, funcionamento de cada uma e ainda tiveram acesso a informações como os desafios e dificuldades que cada uma enfrenta no dia a dia. 

Durante as visitas, os alunos conheceram os conceitos de empreendedorismo por meio da metodologia do MIT. “Essas visitas foram muito importantes para que os estudantes pudessem ver de perto a estrutura dos hospitais e conhecer mais sobre o seu funcionamento. Além disso, eles tiveram a chance de conversar com médicos e pacientes de forma mais direcionada aos desafios que serão trabalhados por cada grupo”, explica a Assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald.

O oncologista da Onco Hematos e líder nacional de Inovação e Criação de Valor da DASA, Nivaldo Vieira, fez uma breve apresentação ao grupo de visitantes sobre tecnologias e inovação em oncologia. “O MIT Global Startups Labs é uma iniciativa para induzir os jovens do mundo todo à mentalidade empreendedora e agora está acontecendo aqui no Brasil. Nós da Dasa temos interesse em aumentar a possibilidade de empreendedorismo entre os jovens e com essa visita orientada e mentorada aqui na Onco Hematos, nós pudemos interagir com esses universitários, mostrar para eles como é a realidade dos nossos pacientes, e puderam entrevistar alguns que se voluntariaram para isso. Isso vai ajudá-los a pensar em soluções criativas para os que têm a doença”, acredita Nivaldo Vieira.

A estudante de Psicologia, Érica Vilas-Boas, foi uma das estudantes que participou da atividade. “Participar do programa está sendo uma experiência enriquecedora. Conversar com pacientes foi algo incrível e poder estudar para elaborar algo que possa ajudar pessoas a lidarem com toda essa jornada, de alguma forma, é muito importante para a gente”, afirma.

Para Fernanda Rodrigues, que acabou de se formar em Psicologia, a oportunidade do projeto de levar os alunos para estas organizações foi essencial. “Foi muito bom ter esse contato direto com os pacientes. Acho que em outro momento não teríamos essa oportunidade. Conhecemos pessoas incríveis e histórias cheias de força e garra, que com certeza nos inspiram. Se eu pudesse, viria outras vezes”, diz.

Já o estudante de Psicologia, Gabriel Isaac, destaca como está sendo sua participação no MIT. “Passamos por alguns treinamentos e agora estamos visitando vários hospitais e clínicas para ver o funcionamento deles e descobrir os problemas que mais afetam e atrasam a vida das pessoas e a partir desse diagnóstico iremos buscar soluções. Está sendo uma experiência interessante porque percebemos novas áreas na prática, que não temos acesso na vida acadêmica”, finaliza.

MIT Global Startup Labs

Um dos programas que incentivam jovens a crescerem como profissionais é o Global Startup Labs, do Massachusetts Institute of Technology (MIT GSL). Promovido por uma das principais instituições tecnológicas dos Estados Unidos, ele fornece a alunos de diferentes regiões a chance de fortalecer habilidades de design e de empreendedorismo com a finalidade de que, ao final da mentoria, os participantes iniciem ou deem continuidade no projeto de sua própria empresa startup focada em tecnologia.

O MIT Global Startups Lab é um programa desenvolvido para ser prático e interativo, Durante um período de três semanas, os alunos do MIT, vão até a instituição de ensino superior parceira e colocam em prática um cronograma de atividades com os selecionados.

 

Com informações da Asscom/Onco Hematos

Leia mais: Acadêmicos da Unit participam do Programa MIT Global Startups

Compartilhe: