ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Medicina realiza internato em Boston, nos EUA

Durante quatro semanas, Douglas Norton Santos Aragão realizou o internato de Medicina a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

às 12h22
Compartilhe:

Nove estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) foram selecionados para experiência internacional no Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students, em 2022. Entre eles, Douglas Norton Santos Aragão. Durante quatro semanas, o aluno realizou o internato na Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston, Massachusetts, Estados Unidos.

Segundo Douglas, participar do programa foi uma oportunidade de enriquecer o currículo e viver uma experiência em outro país. “O mês que passei nos EUA foi todo focado em psiquiatria. Lá eu pude ver novos tratamentos, tecnologias que não fazem parte da realidade ainda aqui no Brasil. É muito interessante a forma como eles avaliam o paciente, não há distinção, ele vai ser submetido ao mesmo tratamento, opções terapêuticas e ter a oportunidade do alívio da sua dor de forma única”, conta.

“Achei muito interessante a forma como os EUA possuem um programa interligado em todos os hospitais. Então, não importa onde o paciente vai ser atendido, o médico sempre vai conhecer sua história, suas medicações e todo o seu histórico, poupando tempo do paciente e evitar exames em excesso. Eu sou suspeito para falar, porque eu amo psiquiatria”, destaca o futuro médico.

“Agradeço demais à Unit pela oportunidade. Essa experiência vai muito além do currículo. Abriu portas para novos sonhos e a forma como vejo a medicina”, frisa.

Metodologia

O excelente aproveitamento do aluno no programa, em parte, deve-se à metodologia de aprendizagem aplicada na Unit. Por meio da do chamado Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), os alunos passam a protagonizar a construção do próprio conhecimento.

“Nos EUA, pude conhecer um pouco mais do sistema de saúde americano e a forma como eles lidam com a medicina. Pude confirmar que o método PBL utilizado na Unit é o mesmo utilizado na Faculdade de Medicina de Harvard, onde tive aulas com os residentes, e posso dizer sem dúvidas: o ensino da Unit não perde para nenhuma faculdade mundo afora”, salienta Douglas.

 

Leia também: Conheça o símbolo da Medicina e o seu significado

Compartilhe: