ESTUDE NA UNIT
MENU

MIT Global Startup Labs chega ao fim e anuncia projeto vencedor

A proposta do Projeto Ema é criar um aplicativo com jogos interativos voltado para jovens do ensino médio que se sentem ansiosos.

às 20h39
Compartilhe:

Após três semanas intensas de atividades, nesta quinta-feira, 26, a 2ª edição do MIT Global Startup Labs na Universidade Tiradentes (Unit) chega ao fim, e anuncia o Projeto Ema como vencedor. A proposta é a criação de um aplicativo com jogos interativos voltado para jovens do ensino médio que se sentem ansiosos com o momento da escolha de uma carreira. O evento aconteceu em parceria com Tiradentes Innovation Center (TIC, MIT Brazil, DASA Oncologia, Decós Hospital e Patologika Laboratórios.

Para a aluna do curso de Design Gráfico, Milena Vasconcelos, participar e vencer o MIT GSL é uma experiência que ficará marcada. “Estou me sentindo muito feliz. É uma experiência que eu vou levar para a vida. Tenho muito a agradecer ao meu time. Nós passamos três semanas trabalhando muito, foi cansativo, porém gratificante. Fizemos um projeto sobre coisas que nunca vimos antes e pesquisamos muito sobre isso, pois nos preocupamos muito com a informação”, conta. 

“Nosso aplicativo se chama Ema. É uma ideia de ser um aplicativo emergencial para jovens do ensino médio, principalmente do terceiro ano, que se sentem ansiosos com a escolha do vestibular e fazer o Enem. Então, o aplicativo vai ser uma ferramenta de ajuda para eles através de jogos interativos. Vamos utilizar o Machine Learning and Optimization, que é justamente, utilizar dados para aprender sobre o comportamento do usuário para fornecer jogos específicos. Esperamos fazer mais testes nos próximos meses para comprovar esse produto”, explica Milena.

A solução do aplicativo surgiu a partir do desafio apresentado pela DASA Oncologia em relação à saúde mental da população. “Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento dos alunos ao longo dessas semanas. Eles têm uma visão muito mais ampla do que é empreender, do que é discutir os problemas da saúde e de que forma chegar a soluções para o nosso dia a dia”, afirma o chefe de inovação da clínica, Nivaldo Vieira.

De acordo com a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, o momento é de celebração. “É nesse momento que vemos o quanto é importante fomentar a interculturalidade. Existem aspectos que eles trouxeram na graduação e a partir do contato com os mentores do MIT, eles conseguiram integrar às ideias de startup. Todos os alunos que embarcaram nessa aventura são vencedores”, diz.

MIT GSL

Segundo o diretor de tecnologia da informação do Grupo Tiradentes e um dos avaliadores do MIT GSL, Msc. Fábio Batista, o projeto vencedor atendeu a vários critérios. “Foi muito merecido. Os alunos foram muito bem. São vários critérios para avaliar, entre eles, apresentação e relevância do negócio. Eles fizeram pesquisa e foram o melhor grupo, se destacaram mais e apresentaram melhor. Ver o crescimento desses jovens em prol da criação de algo voltado para a área da saúde, que é tão importante para o nosso país, foi uma experiência fantástica”, pontua.

Para  desenvolverem os projetos, os estudantes tiveram mentoria com representantes do MIT Brazil, entre eles Pratysha Kothare, especialista em empreendedorismo, segmentação de mercado e criação de valor com uma ideia. “Além do aprendizado que os alunos tiveram, o que enxergo em cada produto final é a empatia. E isso é muito importante para qualquer empresa que quer ter um impacto positivo no mercado, ir com o coração. Sinto-me muito abençoada em ajudar os alunos na realização dos seus sonhos”, confessa a instrutora.

“A energia dos alunos é maravilhosa, eles são realmente apaixonados pelas ideias em que trabalharam. Essa energia e entrega foram o que me manteve animado durante todo esse período. Apesar de cansativo, estou triste porque o programa acabou, porém feliz porque levo boas lembranças dos dias que vivi na Unit e no MIT GSL”, revela o mentor do MIT Brazil, Pulkit Gupta. Além dele e Prathysha, outros quatro mentores participaram do evento.

“Eles estavam de férias e trabalharam nesse período, isso mostra que temos despertado o interesse pela inovação em nossos alunos. Fico muito orgulhosa em vê-los trabalhar durante essas três semanas nesse projeto, tendo como base o conhecimento acadêmico, colocando em prática o que vêem em sala de aula também, trazendo propostas visando melhorar a saúde da população de uma forma tão brilhante, inovadora e empreendedora”, complementa a coordenadora da área de saúde da Unit, dra. Juliana Dantas.

Parceria

Em 2023, a Unit e o TIC serão as únicas instituições do Brasil a receberem o MIT GSL. “É a única edição do evento este ano no Brasil e a gente teve a honra de ser a única instituição a recebê-lo. Estamos na segunda edição do evento, então, já é uma parceria que vem gerando frutos. O TIC é um centro de inovação voltado para educação, e pioneiro no Brasil e na América Latina por ter esse foco. Isso fez toda a diferença para receber o evento. A gente vai continuar dando suporte e verificando o andamento dos projetos”, o coordenador de marketing e produtos educacionais no TIC, Leonardo Sales.

 

Leia também: Acadêmicos da Unit participam do Programa MIT Global Startup Labs

Compartilhe: