ESTUDE NA UNIT
MENU

10 lugares imperdíveis de conhecer em Aracaju

As férias de janeiro estão acabando, mas ainda dá tempo de conhecer lugares maravilhosos em Aracaju. Confira alguns deles.

às 14h04
Orlinha do Bairro Industrial.
Orlinha do Bairro Industrial.
Crôa do Goré. Foto: blog NE10
Mercado Municipal. Foto: Meu Destino
Centro Cultural e Arte. Foto: Prefeitura de Aracaju
Piquet Kart. Foto: Sergio Silva
Espaço Zé Peixe. Foto: Sergipe Turismo
Projeto Tamar. Foto: tripadvisor
Casa de Ciência e Tecnologia (CCTECA)
Compartilhe:

As férias estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar o período de descanso e conhecer lugares maravilhosos em Aracaju. O estado de Sergipe é conhecido pelas suas belas praias de águas quentinhas e calmas, uma culinária rica em cores e sabores, e pela orla mais bonita do Brasil. 

A cidade também se destaca pela sua história e cultura. Confira alguns destinos encantadores para se apaixonar pela capital aracajuana: 

Espaço Zé Peixe

O espaço recebe esse nome em homenagem a José Martins Ribeiro Nunes, carinhosamente apelidado de Zé Peixe. O herói sergipano ganhou fama ao auxiliar a navegação pelo Rio Sergipe. Conta a história que ele pulava na água de alturas inacreditáveis e guiava os capitães por caminhos seguros. Há registros de que ele tenha nadado até 13 quilômetros. 

O Espaço Zé Peixe é um local bem aconchegante, com uma belíssima vista para o Rio Sergipe. Além de oferecer o sabor da culinária sergipana com pratos famosos como a moqueca de camarão, e a sobremesa conhecida como “moça virgem”, que é um sorvete de tapioca com calda de banana. 

Centro de Cultura e Arte de Aracaju 

Próximo ao Mercado Municipal, o espaço inaugurado em 2014 é uma das atrações do Marco Zero da cidade. O Centro de Cultura e Arte de Aracaju é um prédio histórico totalmente restaurado e que abriga parte importante da história de Aracaju. 

Sendo a primeira alfândega da região, guarda muitas histórias e muitas riquezas, como obras e exposições de arte locais. No Centro de Cultura e Arte de Aracaju também fica a Biblioteca Mário Cabral, o Memorial da Alfândega, o Memorial com os chefes do executivo e o Teatro do Centro Cultural.

Mercado Municipal de Aracaju

Construído em 1926, o primeiro polo do mercado municipal de Aracaju era conhecido como Mercado Antônio Franco. Após a criação e a expansão do mercado para outro polo ainda maior, o Mercado Thales Ferraz.

Inicialmente tinha como objetivo principal nutrir o comércio da população sergipana com a feira de alimentos, mas atualmente o mercado municipal hoje oferece diversas opções para quem busca conhecer um pouco do comércio local. O local abriga comércios de livros de Cordel, empório de frios e alimentos artesanais, esculturas, bordados de renda, peças de decoração e brinquedos artesanais. É um dos pontos históricos mais preservados desde os anos 40, quando foi inaugurado o mercado central de Aracaju.

Piquet Kart 

Localizado na Orla da Atalaia, o Piquet Kart é uma opção para quem deseja um pouco de emoção nas pistas de corrida. O espaço também conta com um bar temático e um acervo com itens exclusivos do mundo das pistas.

O kartódromo é aberto de segunda a sexta-feira das 16h às 22h, aos sábados das 14h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. Contato para mais informações :(79) 9.9686-6495.

Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju 

Visitar o Projeto Tamar é embarcar em uma aventura cheia de novas descobertas, onde curiosidade, diversão, cultura, cascos e nadadeiras garantem entretenimento e aprendizado para todos os públicos. Esta é uma grande opção para suas férias e ainda contribui com o programa de conservação das tartarugas marinhas

Os visitantes participam de uma imersão no mundo das tartarugas marinhas, através da observação dos animais, atividades interativas ou das oficinas infantis artísticas e culturais.

Crôa do Goré

A Crôa do Goré é uma pequena ilha de areia amarelada que surge com o movimento da maré, localizada no encontro dos rios Vaza-Barris e Santa Maria, entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda. O local recebeu esse nome devido à grande quantidade de uma espécie de crustáceo, denominado goré ou popularmente conhecido pela comunidade local como “Chama maré”.

O passeio até a ilha sai da Orla de Atalaia e tem acessibilidade para cadeirantes.

Feira do Turista 

Localizada na Orla de Atalaia, a Feira do Turista é conhecida pela sua ecleticidade com artesanatos de artistas locais, além de restaurantes com pratos tradicionais e shows de forró à noite

A feira funciona todos os dias das 10h às 23h. De quinta-feira a domingo o espaço oferece música ao vivo.

Casa de Ciência e Tecnologia (CCTECA) 

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA ) Galileu Galilei, conhecida como Planetário de Aracaju, abriga o 1º planetário totalmente digital implantado no País, é um projeto piloto do Governo Federal que visa instalar centros de estímulos e divulgação científica e tecnológica em todo o país

Localizado no anexo do Parque da Sementeira, o planetário possui equipamentos científicos para exploração e estudo do universo. É um ambiente para ensino de física e astrologia na prática com muitas experiências divertidas em tempo real.

O CCTECA fica aberto de terça a sexta-feira das 09h às 17h. Aos fins de semana abre das 14h às 17h. A entrada é gratuita. 

Orlinha do bairro industrial

A Orlinha Do Bairro Industrial fica localizada às margens do rio Sergipe, na zona norte da cidade, e é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. 

No local há pequenos barcos de pesca e a vistosa ponte que liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros. O trecho do Rio Sergipe que passa pelo Bairro Industrial, na Zona Norte de Aracaju, é considerado por alguns turistas e moradores da capital como um dos pontos mais belos da cidade.

Lagos da Orla de Atalaia

Os lagos da Orla de Atalaia são intervenções artificiais, construídas para deixar a cidade ainda mais bonita. Em sua volta há pistas de cooper em que os aracajuanos e visitantes fazem seus passeios a pé, de bicicleta, de patins e skate, além de várias “mini-praças” que são ótimos lugares para fazer um piquenique à sombra dos coqueiros. 

O lago próximo do Oceanário é o lar de vários patinhos e eles dão todo um charme ao lago que também conta com o serviço de peladinhos que geralmente atende ao público também à noite. Esse é um dos pontos da cidade que dá pra curtir sozinho ou acompanhado.

Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana abriga um espaço multimídia de última geração, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. O local apresenta-se como o “primeiro museu de multimídia interativo do Norte e Nordeste”. 

Na entrada há uma mapa interativo do Estado de Sergipe, dividido em sub regiões (agreste central, alto e médio sertão e baixo São Francisco) onde é possível ouvir o sotaque dos habitantes de cada região. O museu é dividido em áreas temáticas e também possui salas especiais para a literatura de cordel, onde telas passam trechos de livros de cordel e o visitante pode declamar os versos.

 

Leia mais: 5 destinos para suas férias em Sergipe

Compartilhe: