O egresso do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit), João Paulo Souza dos Santos, se apaixonou pelo México quando participou do programa de mobilidade acadêmica, Santander Iberoamericanas. Formado em 2014, o gastrólogo fixou residência no país latino-americano onde atuou como chef em restaurantes, professor universitário, apresentador de televisão e empresário no ramo de intercâmbio e hotelaria.
João conta que soube do programa para bolsas do Santander Iberoamericanas pelo site da Unit. “Eu vi a oportunidade de aumentar meus conhecimentos através do intercâmbio. Escolhi o México porque é um país incrível para a gastronomia. Minha experiência foi incrível. Pude aprender muito da gastronomia mexicana e conhecer pessoas de vários países. O México abriu as portas e eu aproveitei muito”, diz.
“Amei tanto o México que decidi morar no país. Durante os primeiros anos, pude trabalhar na área de gastronomia. Fui chefe de 14 restaurantes, professor em três universidades, apresentador em algumas emissoras mexicanas como a Televisa e a TV Azteca. Atualmente, sou dono da maior agência de viagens para estrangeiros e de intercâmbio no México, chamada Hangout México”, destaca.
Com a experiência adquirida durante a graduação na Unit e na mobilidade acadêmica, o egresso ampliou os horizontes. Além da agência de viagens, João possui uma imobiliária e um hostel na Cidade do México. “Recebemos estrangeiros do mundo todo que vêm fazer intercâmbio no México. Alugo apartamentos e casas para eles viverem e levo para conhecer todo o México e alguns países como Colômbia, Guatemala e Cuba”, conta.
Para ele, ter feito uma mobilidade internacional contribuiu para sua carreira. “Eu não tinha muitas condições no momento do meu intercâmbio, por isso agradeço muito o apoio da Unit e das Relações Internacionais da universidade. Eles me deram todo o suporte para meu intercâmbio”, relembra.
“O intercâmbio mudou a minha vida. Sai de uma cidade pequena do interior sergipano – sou de Ribeirópolis – e o intercâmbio me deu muita oportunidade na minha área. Eu aproveitei muito e hoje sou uma pessoa realizada e bem sucedido”, afirma João.
Leia também: “O mundo da pesquisa direcionou os meus sonhos”, diz doutora recém-formada