ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit está entre bolsistas em produtividade no Brasil

Atualmente, são cerca de 15 mil bolsistas em produtividade no país, entre eles, o professor doutor Elton Franceschi, conquistando o nível 1C.

às 14h55
O professor doutor Elton Franceschi, da Unit.
O professor doutor Elton Franceschi, da Unit.
Compartilhe:

Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança chamadas para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). São bolsas de mais alto nível do órgão, destinada a pesquisadores de destaque em suas áreas. Atualmente, são cerca de 15 mil bolsistas, entre eles o professor da Universidade Tiradentes (Unit), doutor Elton Franceschi, conquistando o nível 1C.

“Ser um bolsista de produtividade em pesquisa significa ser reconhecido pelos pares e ter representatividade junto à comunidade científica brasileira. Atribuo alcançar esse nível, principalmente pelo caminho trilhado ao longo dos anos como pesquisador, sempre norteado pela ética, seriedade, humildade e respeito”, diz Franceschi.

Para ele, ser um bolsista de produtividade nível 1C impacta diretamente na sua carreira e seus alunos. “Representa um aumento da responsabilidade e compromisso na formação científica sólida e ética dos jovens pesquisadores (discentes de graduação, mestrado e doutorado) que estão sob minha supervisão”, afirma.

“Os pesquisadores de excelência, reconhecidos por seus pares, estão sempre na fronteira do conhecimento, conduzindo pesquisas de alto impacto com o envolvimento de discentes de doutorado, mestrado e de graduação, sendo um dos grandes diferenciais na formação destes profissionais”, acrescenta o pesquisador.

A concessão de bolsas segue critérios como produção científica, formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, contribuição científica e tecnológica e para a inovação; coordenação ou participação principal em projetos de pesquisa; participação em atividades editoriais e de gestão científica e administração de instituições de núcleos de excelência científica e tecnológica.

Mérito científico

“A bolsa de produtividade é um mérito científico concedido aos pesquisadores que se destacam em sua área de atuação principalmente pela alta produção científica de qualidade, formação de mestres e doutores e coordenação de projetos de pesquisa de valor expressivo com parceiros nacionais e internacionais. A Unit proporcionou condições adequadas para o meu crescimento enquanto pesquisador”, enfatiza Franceschi.

As bolsas de Produtividade em Pesquisa são divididas em duas categorias: 1 e 2. Para a categoria 1, o pesquisador é enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa e nos dados dos últimos 10 anos, entre eles o que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos.

Franceschi faz parte do corpo docente dos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos (PEP) e em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit. Além de pesquisador no Laboratório de Prevenção e Controle de Incrustações (LPCI), vinculado ao Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), parceiro da universidade.

Leia também: Docentes da Unit são contemplados com bolsas de produtividade

Compartilhe: